A maior parte da comunicação humana é não verbal. Isto inclui desde entonação de voz, linguagem corporal, até vestimenta. São outros idiomas, e aqui vamos focar neste último: o idioma do vestuário.
Como homens, a maioria de nós não foi ensinado a conversar neste idioma, e por consequência, muitos pensam que “não tem estilo” ou decidem que “não se importam com aparência/roupas/moda”.
Ao primeiro grupo, eu digo: você tem estilo sim. Você pode não ter tomado (ainda) controle sobre este, e se ele trabalha à seu favor, é uma boa pergunta, mas você tem um estilo. Mas se quer confirmar, pergunte às pessoas que conhece como elas te imaginam vestido geralmente. Você vai descobrir que a maioria das pessoas, dentro de um mesmo contexto, compartilham uma imagem de você.
Ao segundo grupo, que dizem não se importar, apenas faça o seguinte: se vista da maneira mais vergonhosa que consegue imaginar e saia na rua. Vá sozinho para algum lugar bem movimentado, sem fones de ouvido ou distrações. O simples fato de quê você possui uma ideia de maneira vergonhosa de se vestir é prova de que se importa sim com sua aparência.
Agora que entendemos que sua imagem é algo importante, quero reassegurar que vocês não estão perdidos. Ninguém é fundamentalmente incapaz de aprender e se vestir de maneira que facilite sua vida. Como dito no título, se vestir é uma forma de comunicação; é um idioma não verbal. Da mesma maneira que você aprendeu Português, e talvez outras línguas, pode também aprender este idioma. Você vai até descobrir que já sabe uma boa parte das palavras, só precisa treinar em como usá-las em frases, e depois como fazer “parágrafos” mais longos e eventualmente “textos” elegantes.