Uma coisa inusitada da nossa cultura é o quanto o jeans é aceito em quase qualquer contexto. Em poucos lugares do mundo esta calça (e jeans é a calça, o tecido é denim), é tão aceita para usar no escritório ou em qualquer outra situação, como aqui no Brasil. Por um lado, isto parece bom, afinal, dá ao homem brasileiro uma certa liberdade. Porém, o quê acontece é que grande parte não enxerga opções além do jeans. Esta aparente liberdade acaba deixando todo mundo conformado e igual, ironicamente.
Se você conferir o guarda-roupas do homem brasileiro comum, raramente vai encontrar uma calça que não seja de denim. Às vezes ele vai ter algumas de sarja em outras cores além do indigo, e se ele trabalhar em alguma profissão mais formal, pode ter algo de alfaiataria. O quê é uma pena, pois uma das maneiras mais simples de tornar seu vestir mais interessante é através das calças.
Com calças que não são jeans, você pode experimentar um várias opções diferentes: padronagens interessantes, diversas cores, outras modelagens, e detalhes como barra italiana, pregas, ajustadores laterais, botões para suspensórios, bolsos na costura lateral, cós transpassado… São todas escolhas interessantes que aparecem quando você decide usar algo além do jeans.
Então que tal comprar algo diferente na próxima calça? E se você já tem algo além do jeans, que tal usar mais?