No fim dos anos 40, as forças aéreas dos EUA tinham um sério problema com acidentes envolvendo caças aéreos. Descobriram que a principal causa era a dificuldade dos pilotos manterem o controle dos aviões por conta das dimensões da cabine.
Agindo de forma aparentemente lógica, a solução foi medir os mais de 4000 pilotos em 140 diferentes dimensões consideradas relevantes, incluindo coisas como comprimento do dedão e distância dos olhos do piloto pras orelhas dele. Depois foi só calcular a média de cada dimensão e fazer uma nova cabine, o quê supostamente reduziria o número de acidentes. Todo mundo tinha certeza de que ia funcionar.
Todo mundo menos um jovem cientista, um tenente Gilbert S. Daniels. Envolvido no projeto, ele foi contra o consenso e fez a pergunta: quantos pilotos realmente se encaixam na média?
A resposta surpreendente, foi que ninguém se encaixava. Todo mundo escapava, um pouco ou muito, em várias das dimensões. A descoberta que fizeram foi que, se você projeta algo para servir numa média, você projeta para servir em absolutamente ninguém (ou, sendo otimista, menos de 1% da população).
E o quê isso tem a ver com o assunto do blog? Se pergunte: se um dos maiores exércitos da história não conseguiu fazer algo que serve em todo mundo, você acha que uma marca de roupas vai conseguir?
A solução que eles acharam foi fazer cabines ajustáveis. Por sorte, nossas roupas também são. Então, quando comprar algo que além de jeans e camiseta, que tal perguntar se a loja oferece serviço de ajuste? E se não oferecerem, hora de conhecer algum alfaiate de confiança pra levar essas roupas (ou quem sabe fazer sob medida), não acha?