Uma das primeiras coisas que aprendemos na faculdade de Moda, é que Moda e Indumentária não são sinônimos. Isso pode parecer óbvio para alguns, ou revelador para outros, mas de uma maneira ou de outra, é uma distinção importante de se fazer.
Moda é, por definição, aquilo que é efêmero. Se aplica agora (ou se aplicou então), e depois deixa de ser aplicável (teoricamente). É algo que vai além de roupas, incluindo tudo numa cultura: música, arte, tecnologia, moras sociais, e muito mais. Mas roupas são sua expressão máxima, pois humanos tem o instinto de se adornar.
Indumentária é bem mais simples de compreender: são roupas e acessórios. É como humanos cobrem e enfeitam seus corpos. Isto é feito desde a pré-história: precisávamos nos cobrir pra não morrer de frio, queríamos mostrar nosso valor com dentes de predadores que caçamos, etc.
E Estilo, onde entra aí? Este conceito é um pouco menos claro e há menos consenso quanto ao seu significado, mas grosseiramente, podemos dizer que Estilo é o modo que o indivíduo se veste (e se porta também). Enquanto Moda é algo geral, e Indumentária se refere às roupas em si, Estilo é mais como você se apropria das roupas e define sua imagem, diz mais sobre seu gosto e personalidade.
“E no quê isso me interessa?”, você pode estar se perguntando. É importante compreender esta distinção, especialmente nos dias atuais, para construir sua imagem. Sabendo que Estilo é algo individual e que não precisa seguir o quê está na Moda, você se liberta para escolher apenas o quê funciona para você. Você pode pegar tendências da Moda, mas sempre guiado pelo seu Estilo.
E no fim, é isto que as pessoas lembram: de quem tem Estilo, não de quem está na Moda.