Ceticismo nas compras

Outro dia postei sobre lenços de bolsos, e como uma das coisas que jamais se deve fazer é combinar o tecido destes com o da sua gravata. Isso me lembrou de um assunto interessante e importante de explorar: como questões econômicas e mercadológicas influenciam, e muitas vezes moldam, os hábitos de vestir da população.

A prática de vender gravatas acompanhadas de lenços de bolso, para o fabricante, faz bastante sentido: ele já está cortando a gravata neste tecido mesmo, o custo de fabricar o lenço de bolso é mínimo, mas ele pode vender por um preço mais alto ao cliente por ser um “conjunto”. Depois de décadas disso, hoje em dia a grande maioria dos homens acha que é o normal e adequado.

Este fenômeno é bem antigo. Mas sem ir até leis suntuárias, podemos ver como o uso de casacos de abotoamento duplo diminuiu durante a 2ª Guerra Mundial, por conta da necessidade de economizar tecido. Ou na Grande Guerra anterior, como a combinação destes mesmos casacos com coletes deixou de existir (fato que perdura até hoje).

Temos também a ideia de trajes de black tie com lapelas de entalhe (aquela mais comum). Isso é um faux pas, mas pros fabricantes de costumes, é mais barato fazer tudo com uma lapela igual, então em determinado momento eles começaram a ofertar isso e montar editoriais para convencer os consumidores a comprar.

Mais um exemplo foram sapatos de bicos quadrados. Para os fabricantes, é algo fácil e simples de produzir, em comparação com uma forma mais orgânica. Depois de um tempo, ficou difícil de achar qualquer coisa diferente, e estes se tornaram o padrão (felizmente, de uma década pra cá, marcas como a Louie surgiram).

E mais recentemente, as lapelas finas. Grande parte dos casacos de alfaiataria vendidos atualmente possuem lapelas desproporcionalmente finas. Isso, teoricamente, “está na Moda”. Mas a realidade é que estas lapelas não ficam bem quase ninguém, exceto homens muito pequenos e magros, onde elas parecerão proporcionais ao torso.

Minha sugestão então, é a seguinte: seja bem cético quanto à opinião de vendedores e profissionais da Moda. Não estou dizendo que todos eles querem te passar a perna, mas os interesses destes podem não se alinhar com os seus grande parte das vezes.