Valor é relativo

Existe uma ilusão criada pela indústria da moda, que é a seguinte: roupas caras são melhores.

Acho que todos temos uma noção de que isto não é inteiramente verdade, mas o quão falso pode ser é algo bem impressionante ainda. Por exemplo, vá ver o preço do costume de alguma marca bem grande de alfaiataria. Pode ser nacional ou importada, mas confira as mais caras que encontrar.

Sabia que você consegue exatamente o mesmo tecido deles ali no centro de São Paulo? E se mandar fazer num alfaiate, vai pagar bem mais barato por algo que vai te servir melhor? Isso sem falar na possibilidade de customização…

Então, é importante manter em mente na hora de comprar roupas, que você não precisa pagar extremamente caro por qualidade. Também não estou dizendo que vai achar coisas boas — isto é, confortáveis, duráveis e com bom design — por preço de banana. Roupas baratas são descartáveis, a não ser que seja algo que achou num brechó ou numa queima de estoque muito favorável.

Mas também é bom se desassociar desta mentalidade de que, se quer algo bom, tem que comprar de uma marca cara. E pra isso, você tem que aprender sobre o assunto: para saber reconhecer qualidade e o quanto vale.