Acho que todos já passamos pela situação: você está passeando pelo shopping ou alguma rua de comércio, quando vê que uma loja está em promoção. Resolve dar uma olhada na vitrine, e bem, tem algumas coisas até interessantes. Entra na loja, o vendedor te atende daquele jeito meio simpático meio desesperado que a maior parte deles parece ter. Você prova algumas roupas e… Tem alguma coisa um pouco errada.
Talvez não tenham te servido tão bem quanto pensou, algo além do quê um ajuste arrumaria, ou as cores não ficaram legais em você, ou nesse meio tempo sua consciência acordou e começou a te dizer “cara, você não precisa de mais uma camisa xadrez, nem usa as que já tem”. Seja o quê for, você percebeu que é melhor não comprar.
Mas aí…
O vendedor te lembra que a loja inteira está em promoção, e justamente a peça que você escolheu está mais barata que todo o resto! E se levar mais essa e essa outra, ele te dá um desconto…
No fim você deixa um dinheiro na loja e sai com umas roupas que não tem certeza se vai usar (não vai não). No dia seguinte já acorda arrependido, ou talvez o arrependimento bata uma semana depois (pra alguns precisa chegar a fatura do cartão pra finalmente cair a ficha).
Você caiu na armadilha do desconto.
Não me leve a mal, descontos são uma coisa boa de se aproveitar, mas eles são muito perigosos pra sua conta bancária e sua paz de espírito. Não só você muitas vezes gasta dinheiro a toa, o pior é que agora arranjou mais roupa pra entulhar seu armário e ficar no seu caminho durante possivelmente anos.
Mas como resolver isto?
Existem duas práticas que aprendi. A primeira, e mais simples, é se perguntar: “Se esta roupa estivesse no preço normal, eu compraria?”. Se a resposta for ou “não” ou “sim”, não compre. Precisa ser um “sem dúvida!”.
A outra prática é a seguinte: seja educado com o vendedor, mas diga que precisa pensar. Ele vai insistir, e provavelmente fazer uma oferta melhor ainda, mas você resiste a tentação e recusa novamente. Depois, espere uma semana. Se ainda estiver muito com vontade de comprar aquela roupa, se pensou em situações pra usar e combinações com o resto do guarda-roupa, é um bom sinal.
É claro, se notar que mesmo com essas práticas está fazendo compras das quais se arrepende, a solução pode ser criar uma regra pessoal de jamais comprar em promoções.