Sua imagem contra suas palavras

Vou relatar aqui uma história famosa pra ilustrar como sua imagem pode afetar, de forma positiva ou negativa, a percepção que os outros têm de você, e do quê você diz também.

Em 26 de setembro de 1960, ocorreu um evento histórico na política: o primeiro debate televisionado. Os então candidatos à presidência dos EUA, John F. Kennedy e Richard Nixon, se encontraram em um estúdio para debater suas propostas políticas, com milhões de americanos assistindo, e com uma parcela menor escutando pelo rádio.

O contraste entre os dois candidatos era grande: Kennedy tinha uma imagem jovem e saudável — o quê, ironicamente, não condizia com a realidade; ele escondia sérios problemas de saúde. Já Nixon, que tinha saído do hospital há pouco tempo, parecia pálido e suava profusamente.

Segundo conta a história, aqueles que assistiram ao debate acreditaram que Kennedy tinha vencido claramente, enquanto aqueles que escutaram pelo rádio deram a vantagem a Nixon. Como 88% das casas americanas já tinham TV a esta altura, considera-se que este debate definiu as eleições e ganhou a presidência para Kennedy.

Em debates subsequentes, Nixon se saiu bem melhor, tendo se recuperado e adotando uma dieta mais saudável. Mas o dano já tinha sido feito, e a primeira (má) impressão que o o candidato causou no debate inicial não foi superada até o dia das eleições.

Após a vitória, o recém-eleito Kennedy disse “foi a TV mais que qualquer coisa que virou o jogo”.

Esta história ilustra dois pilares da consultoria de imagem:

  1. Sua aparência importa mais do que o conteúdo da sua fala.
  2. Primeiras impressões são extremamente difíceis de superar.

Se a imagem de alguém pode ganhar uma eleição presidencial, sem dúvida pode te ajudar no dia a dia, não?