Sapatos: a fundação do visual

Você pode errar um pouco na escolha de cores. Você pode usar uma camisa que não está na medida ideal. Você pode combinar peças de maneira um pouco questionável. Você pode até usar algo que precisa lavar. Pequenos erros como estes são perdoáveis, e não vão, por si só, destruir seu visual.

O mesmo não pode ser dito de uma escolha ruim de sapatos.

“Quer saber se um cara está bem vestido? Olhe pra baixo.”

George Frazier

Conhece a expressão “tiro no pé”, né? Pois bem, no mundo da indumentária masculina isso é quase literal. O quê você veste nos pés é a palavra final de quão bem vestido está. Razão pela qual você sempre pode usar sapatos um pouco mais formais do quê o resto do seu traje, mas o contrário é considerado uma gafe.

As razões disto, sendo sincero, não sei bem. Instinto humano, talvez? Porque me lembra algo curioso que aprendi, estudando linguagem corporal: nossos pés são a parte mais sincera do nosso corpo.

A explicação vai que, em situações de perigo, a decisão de ficar ou correr é a diferença entre a vida e a morte, e portanto não pode ser deixada pro nosso raciocínio ou emoções — ambos lentos demais. Nossos instintos, que são quase instantâneos, comandam nestas horas.

Por conta disso, é muito difícil mentir com os pés. Se a conversa de alguém te entedia, seus pés vão começar a apontar numa rota de fuga. Se você estiver se sentindo acuado, seus pés vão ficar mais juntos. Se está inquieto, vai começar a mexer os pés. E se achou alguém interessante, provavelmente vai apontar ao menos um dos pés na direção da pessoa.

Mas, qualquer se seja a razão, o fato é que sapatos vão ter um impacto desproporcional na sua apresentação. Então, o quê acha de investir um pouco mais neles?