Eu tava tirando dúvidas de um amigo outro dia, e surgiu uma bem comum que acho importante explorar: A questão de numerações e padronização.
Até quem trabalha na indústria do vestuário muitas vezes tem uma impressão equivocada do assunto. Já escutei que “não existe padrão de medida no Brasil”, “cada marca faz a numeração do jeito que quer” e etc. Mas eu entendo o porquê as pessoas pensam essas coisas.
A realidade é que praticamente todas as marcas seguem um padrão. Isto significa que se você comprar uma calça tamanho 42 de uma marca, e comparar com a de outra, elas são diferentes, mas seguem o mesmo padrão.
Como isso?
Isso é simplesmente porque o número — 42 no caso — se refere apenas à cintura, com todo o resto sendo livre para cada marca definir como acha melhor. O mesmo se aplica a camisas, camisetas, casacos, e o quê for. A numeração se refere só a uma medida principal, com o resto seguindo uma proporção mais livre.
No exemplo da calça: ambas vão ter uma circunferência de 94cm na cintura (42×2), mas a de uma marca pode ter pernas mais compridas, enquanto a da outra talvez tenha mais espaço nas coxas, ou o cavalo mais baixo, etc.
E na verdade, isso é uma coisa boa! (contraintuitivo, eu sei)
Explicando…
Como eu falei antes, é muito difícil fazer roupas para muita gente. Você acaba criando peças que não servem tão bem assim em ninguém. Mas o fato dos padrões da indústria só definirem algumas medidas principais dá liberdade pra cada marca trabalhar com o quê acredita ser melhor pro público dela. Assim, a indústria como um todo pode atender mais gente, do quê se toda marca fosse forçada a seguir um único padrão rígido.
Se uma marca nota que grande parte das pessoas que compram dela tendem a ter braços mais compridos (talvez seja a favorita de jogadores de basquete), eles podem adaptar a modelagem para se adequar a esta galera, fazendo as mangas das camisas mais longas. Enquanto isto, outra marca atende a um público diferente e faz uma modelagem de acordo.
Isso também vem da realidade de que, modelagem é 50% matemática, 50% arte. Como qualquer modelista ou alfaiate vai te dizer, não é uma ciência exata. Vai muito da intuição de quem faz e da tentativa e erro. O corpo humano não é particularmente reto, ou rígido, ou inflexível. Então mesmo duas marcas que atendem ao mesmo público, provavelmente vão ter pequenas (ou grandes) variações na sua modelagem.
E o quê isto nos ensina? A prestar atenção nas marcas que fazem roupas que se adéquam melhor ao seu corpo. Possível que não encontre nada que te sirva tão bem de cara (eu sei bem como é isso). Mas capaz também de achar algumas marcas cuja modelagem serve bem depois de alguns poucos ajustes…