Uns 10 anos atrás, estava lendo uma entrevista de um ícone de estilo que me ensinou essa lição que compartilho hoje. Este camarada era um sujeito que veio de uma família bem pobre: um legítimo self-made man, que conseguiu se tornar bem sucedido por muito esforço próprio. Quando perguntaram sobre como o estilo dele se desenvolveu nessa época mais humilde, ele falou algo que nunca esqueci:
“Eu era pobre demais pra comprar sapatos baratos.”
Soa contraditório, né? Mas faz bastante sentido… Se você pensar a longo-prazo.
O custo da sua roupa, afinal, é só uma questão da referência de tempo e uso dela. Então comprando qualidade, você vai comprar menos vezes. Por exemplo:
Se você for atrás de uma jaqueta de couro decente, está olhando aí pra talvez uns R$1.300,00 de etiqueta.
Já uma de couro falso, você provavelmente consegue por R$300,00. Mas qual a durabilidade da primeira contra a da segunda?
A primeira, bem cuidada, pode durar mais do quê você mesmo. A segunda tem provavelmente uns 2 anos antes de começar a se desfazer. Aí você vai ter que comprar outra. E depois outra, e outra, e outra…
Então pense: você quer economizar hoje pra pagar em juros amanhã, ou prefere pagar mais à vista mas economizar no longo-prazo? São suas ferramentas, afinal.