Potes de geleia num balcão

Opções demais

Todo mundo adora opções. Mas será que em excesso isso pode ser negativo? Vejamos…

No ano 2000, dois pesquisadores decidiram testar o efeito que opções tem nas nossas escolhas¹. Eles montaram dois quiosques numa mercearia na California, e ofereceram diferentes sabores de geleia pros clientes degustarem, e se quisessem, comprarem. O primeiro quiosque tinha 24 variedades de geleia. Já o segundo quiosque, montado um semana depois, só 6 variedades. Como se esperava, mais clientes pararam no quiosque com mais opções.

Porém…

Quando os pesquisadores examinaram o quê os clientes compraram, eles ficaram impressionados: os resultados iam contra muito das teorias psicológicas e econômicas sobre motivação e escolha racional. Isso porque, dos clientes que visitaram o quiosque com 24 geleias diferentes, só 3% compraram. Mas no quiosque com menos opções?

30% de vendas.

Em outras palavras: reduzir as opções dos clientes de 24 pra 6, resultou em um aumento de 10% nas vendas!

Outros estudos similares foram realizados desde então, confirmando a conclusão de que: opções demais sobrecarregam as pessoas e atrapalham a escolha.

E por que estou falando tudo isto? Me diga, quantas camisas você tem no seu guarda-roupa? Quantas calças? Casacos? Sapatos? Acho que você já entendeu onde estou indo com isto…

Se você tem um guarda-roupa forrado, muito provavelmente você não está usando quase nada dele. Capaz de cair na velha situação de olhar seu armário antes de sair e chegar à conclusão de que não tem nada pra vestir — apesar de ter um monte de coisa lá dentro.

E é por isto que a curadoria é tão importante, especialmente neste mundo saturado de opções. Restringir suas escolhas pode te ajudar a enxergar mais claramente suas opções (ao invés de te confundir). Menos é mais.

É claro, não estou tentando te convencer a não ter opções. Não precisa viver com só 1 calça, 2 camisas e 1 par de sapatos, como alguns minimalistas mais extremos (mas se isso funciona pra você, manda ver). Só quero te ajudar a enxergar de forma mais consciente suas opções. E como eu disse antes, grande parte dos homens mais bem vestidos não tem tantas roupas assim.

Então, o primeiro passo, é fazer uma triagem do quê você não usa e eliminar suas falsas opções. Só de tirar estas roupas que não usa, você vai conseguir enxergar melhor aquilo que realmente te ajuda. E vai enxergar também o quê está faltando.

¹When Choice is Demotivating: Can One Desire Too Much of a Good Thing?