A não ser que você more em certos lugares no sul, a realidade é que no Brasil nós passamos bastante calor. O quanto de calor depende de onde você está e qual a época do ano, mas é algo que vai acontecer. Nisso, você tem duas opções:
- Andar bem vestido e passar calor.
- Usar só shorts e camiseta (…e passar calor mesmo assim).
Ainda bem que tem maneiras de minimizar o calor sem ficar largado. E a melhor delas é algo que você faz na hora de comprar suas roupas: prestar atenção na etiqueta de composição.
Isso significa procurar roupas feitas de algodão, linho ou viscose, e fugir de roupas feitas de poliéster, poliamida e acrílico. Isso é porque fibras naturais (e suas derivadas, no caso da viscose) fazem a troca térmica melhor e absorvem umidade. Fibras sintéticas são justamente o oposto. Essa é a explicação resumida do porque, apesar de serem mais caras, as fibras naturais ainda são tão usadas: com elas você derrete menos no calor, e congela menos no frio.
Uma atenção especial à viscose: por ser uma fibra feita no laboratório (é como um algodão reconstituído), dá pra fazer fios mais finos e longos, que resultam em tecidos mais leves do quê dá pra conseguir com algodão puro. Ela também pega tinta melhor, então você vê muitas camisas de viscose com estampas. Se você gosta de estampas, viscose é uma boa ideia pro calor.
Agora, tem ainda outra boa opção, mas que dá um nó na cabeça de muita gente: a lã. Sem brincadeira!
Se você pegar um tecido leve de lã, vai perceber que ele é bem frio ao toque (por essas que costumam chamar de lã fria). A lã é uma fibra natural e tem todas as características que falei acima. O único porém, e a razão pela qual no calor não é tão popular quanto algodão e linho, é que não é tão simples de lavar, secar e passar. Você precisa ter mais cuidado, ou acaba estragando a roupa. E como no calor a tendência é lavarmos mais nossas roupas…
A realidade que você vai passar calor de uma maneira ou de outra. Mas você pode pelo menos escolher passar calor com estilo.