Um dos grandes erros (e este vou chamar de erro sim, apesar de geralmente evitar prescrições) que vejo homens cometerem¹ é usar a cor preto como muleta na hora de se vestir.
Vivendo em um país na maior parte ensolarado, era de se pensar que as pessoas teriam desapegado dessa cor que, ao contrário do quê o senso comum diz, só fica legal de noite, no frio, e em algumas pessoas.
“Ah, mas o quê tem de errado em usar preto?!“, você me pergunta. Há não ser que você faça parte de algum grupo específico, como a galera gótica, ou judeus ortodoxos, preto vai te desfavorecer tanto que é um tiro no pé quase sempre. Vamos às desvantagens:
- esquenta muito mais que outras cores (tecnicamente é a junção de todas, então absorve toda a luz que bate, fazendo da sua roupa um forno)
- dá aflição em quem te vê (ligado ao de cima: as pessoas vão passar calor por você)
- é bem mais limitado do quê parece (não fica bem com quase nada de marrom, apenas com certos tons de vermelho e verde, faz cinza desaparecer muitas vezes)
- desbota muito com o tempo e fica com uma cara de roupa velha (e nem é de uma maneira interessante)
- te deixa igual aos outros e sem personalidade (que “original”, ele tá usando tudo preto…)
- é simplesmente tedioso visualmente (quase sempre, um look com preto pode ser melhorado trocando o preto por outras cores)
E por quê tanta gente usa tanto preto então? Como falei, o senso comum diz que “preto vai com tudo” (mentira) e que cai bem em todo mundo (mentira também). Aí, seres humanos sendo como são ─ preguiçosos e e com medo de arriscar ─ acabam usando roupas pretas como uma muleta.
“Então não é pra usar nada preto, nunca?” Sem extremos também. Por exemplo, se for sair de noite, alguma roupa preta funciona. Ou se vai num show de rock (apesar que tem camisetas de banda de outras cores…). Ou algum outro contexto em que é adequado, como um funeral (mas um cinza chumbo também funciona e é mais versátil). E quando for usar preto, procure limitar a uma peça de roupa só, ou um acessório. Não seja mais um clichê usando “all black” em debaixo de um sol de 35°.
Tem uma infinidade de cores por aí, arrisque mais algumas delas. Vai errar de vez em quando, mas eventualmente vai aprender e vai deixar esse tédio pra trás.
¹ mulheres também, mas não escrevo pra elas.