Lembro de um negócio engraçado que escutei certa vez. Era uma palestra do autor de livros Brian Tracy (que você talvez conheça do Engula esse Sapo!), e numa parte ele falava sobre a técnica dele de viajar levando quase nada de roupas na mala. Ele contava como viajava o mundo só com um costume azul marinho, duas camisas e algumas gravatas. Era só trocar as camisas e as gravatas que as pessoas não percebiam que ele estava usando o mesmo costume dia sim e dia não.
Isso talvez seja um exagero (sou da opinião que é bom deixar suas roupas arejarem um ou dois dias antes de usá-las de novo), mas ilustra um truque simples que mais homens deveriam perceber: para tornar seu pequeno guarda-roupa mais versátil, é só investir em alguns acessórios.
Isso é (mais) uma das razões para lamentar o quão pouco homens usam gravatas hoje em dia, pois é um dos nossos acessórios principais, mas isso pode incluir também cachecóis, chapéus, bandanas, lenços de bolso, e num nível menor de impacto, temos também pulseiras, relógios, meias, cintos (ou suspensórios), etc.
Porque é bem mais barato, fácil de guardar e geralmente combinar, um simples acessório que uma nova jaqueta ou calça. Você pode ter um guarda-roupa minúsculo (como um tempo em que eu só tinha 3 calças, 2 jaquetas e 5 camisas), mas sempre parecer que está com roupas diferentes, combinando as peças entre si e usando diferentes acessórios (…eu tenho várias gravatas).