Close up of tassel loafers worn with white socks and green denim pants

Vítimas da Moda: Meias brancas

Sem brincadeira, tem gente forçando pra que isso seja moda. Faz a gente dar razão pro Oscar Wilde quando ele disse que “Moda é uma forma de feiura tão intolerável que temos que mudá-la a cada seis meses”. Mas enfim…

Existem poucas coisas que todo mundo concordava universalmente. Não usar meias brancas quando você não tá jogando bola ou vestindo calças brancas¹ costumava ser uma. Mas alguém nos fóruns de roupa masculina escavou alguma foto do Cary Grant, Fred Astaire, ou outro ícone de estilo que esqueci quem foi, usando meias brancas, e agora tem uma galera agindo como se isso não fosse mais uma péssima ideia. Mas o fato de alguém que você admira ter feito algo idiota não torna esta coisa inteligente, só torna a pessoa admirada humana e portanto dada a erros.
¹E meias creme ou em cores pastéis vão ficar melhor de qualquer forma.

Então, meias brancas. Por quê são uma ideia ruim?

A parte mais óbvia é a prática: branco mancha MUITO. Uma camisa ou outra peça branca, tudo bem — eu mesmo uso mais camisas brancas que de qualquer outra cor. Mas meias estão bem próximas ao chão — e às vezes diretamente nele — o quê vai deixá-las bem sujas bem rápido. E por incrível que pareça, o visual meias encardidas não favorece ninguém. Quem diria, né?

Outra questão é a função original das meias. A razão de ser delas é esconder o pedaço de canela que aparece entre o fim das calças e o começo dos sapatos quando você está se movimentando, ou sentado, ou mesmo parado de pé, dependendo da barra da calça e do modelo dos sapatos. Por isso a “regra” tradicional de que suas meias devem ser da cor da calça ou levemente mais escuras: gera uma continuidade discreta, que é bem agradável visualmente e alonga suas pernas, te deixando mais alto. Alternativamente, a regra diz, você pode usar na cor dos sapatos, mas é uma escolha inferior.

É claro, grande parte dos aficionados (incluindo eu) gostam de fazer diferente, usando meias que se destacam um pouco, talvez com alguma padronagem legal, ou cores contrastantes com a calça (o clássico sendo meias bordô com uma calça azul marinho e sapatos marrons). Alternativamente, se estiver fazendo calor, você pode simplesmente não usar meias. É a história de conhecer as regras para saber como quebrá-las.

Quebrando regras de uma maneira interessante.

Então, resumindo, meias brancas:

  • Mostram toda a sujeira que gruda nelas.
  • Não são discretas ou sutis e não dão continuidade às pernas.
  • Tem o stigma social de ser a escolha do cara que não sabe se vestir, ao invés de alguém que conhece as regras pra quebrar com maestria.

Então não seja vítima de mais uma moda idiota. E como disse um amigo meu:

“Só o Michael Jackson podia usar meias brancas.”