Group of men wearing suits at Pitti Uomo

O poder da comunidade

Há muitos anos atrás, eu gostava muito de jogos de luta. Teve uma renascença no gênero no fim da década 00, e eu comecei a participar de uma das maiores comunidades online de jogos de luta no mundo.

Previsivelmente, tendo jogado só com alguns amigos e meu irmão quando crescendo, eu não tinha chance contra o povo dessa comunidade. Não importava o jogo, eles varriam o chão comigo. Mas era divertido mesmo assim, tanto pelas poucas vezes em que conseguia vencer, quanto pela galera com quem eu conversava, e também por tudo que eu aprendia.

Depois de alguns meses participando lá, eu notei algo quando jogava com meus amigos na vida real: eu dominava completamente nossas jogatinas. E não é como se eles não praticassem e não estivessem jogando, a gente levava bem à sério nossa competição e cada um treinava bastante pra ganhar de todo o resto.

Mas eu tinha algo que eles não tinham: o poder da comunidade a meu favor. Isso me fez aprender e me tornar muito melhor muito mais rápido.

E isso é algo que se repete em todo tipo de empreitada, ao redor do globo todo, ao longo de toda a história. “Ferro afia ferro”, como diz o ditado, então se você quer se tornar melhor em alguma coisa, um ótimo primeiro passo é buscar comunidades de entusiastas do assunto. Inclusive quando o assunto é imagem e indumentária.

Claro que as comunidades não são todas criadas iguais, então aconselho a não se limitar a uma, mas experimentar. Online temos várias opções ótimas em inglês, como os lendários Styleforum e Ask Andy About Clothes. Em português, infelizmente, ainda não temos nenhuma opção tão boa. Mas há opções razoáveis ao menos.

Então para “subir de nível” mais rápido, fica essa sugestão: encontre algumas comunidades e faça parte delas.