Eu tava outro dia escutando uma entrevista com alguns caras que trabalham curando e revendendo artigos vintage. Em determinado momento da entrevista, um deles falou um negócio que achei bem interessante e legal de compartilhar com os leitores aqui…
Ele começou a descrever um modelo de sweater que ficou extremamente popular nos anos 90, por conta de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, que vestiu essa roupa na gravação do show acústico da MTV. Mas a cor específica que ele usava não era tão fácil de encontrar, então virou um achado pra quem tinha. Pro pessoal da época, essa peça ficou marcada como parte integral da estética grunge.
Porém, o mesmo sweater, como o camarada da entrevista explicou, era também usado pelo “Ol’ Blue Eyes”, Frank Sinatra, na versão original do filme Onze Homens e Um Segredo. Usado obviamente de maneira bem diferente, e por consequência comunicava toda uma outra estética.
E o ponto que o sujeito da entrevista estava fazendo é que, como hoje em dia não existe mais fora de moda, você pode constantemente reinterpretar essas peças mais antigas e transformá-las em algo novo. Dependendo de como você usa, de como cai no seu corpo, com o quê você decide combinar, pode ser uma referência a diversas coisas diferentes e pertencer a diferentes estilos.
Pense num simples Converse All Star, por exemplo. Combinando com jeans rasgado, camiseta e jaqueta de couro, é um tênis punk. Usando com calças chino, polo e sweater, é um calçado preppy.
Quando quiser algo diferente, lembre-se que temos todo um passado pra explorar, revirar, e reinterpretar. Opções não faltam.