Um camarada me mandou umas dúvidas cujas respostas provavelmente vão interessar mais gente. Ele está começando a mandar fazer roupas sob medida, mas ainda está bem perdido em como encontrar um alfaiate de confiança. Então, tirando as dúvidas dele, parte por parte:
“Como eu acho um bom alfaiate?”
Pesquisando online é bem capaz de você se surpreender com os alfaiates (e camiseiros) que existem perto de você. Apesar da fama de ser uma profissão em extinção, existem muito mais deles do quê a gente pensa. Então simplesmente pesquisar na sua ferramenta de busca favorita por “alfaiates na minha cidade” pode dar muitos resultados. Alguns mais novos também estão divulgando o trabalho dele em mídias sociais, então dê uma conferida lá.
Mas uma abordagem mais segura é perguntar para homens que você vê usando costumes ou roupas de alfaiataria no geral. Alguns vão falar que só compram em tal e tal loja, mas alguns provavelmente vão poder te indicar um ou mais alfaiates que eles confiam. Nisso você já tem uma ideia também do trabalho do alfaiate em questão, o quê facilita sua escolha.
Alternativamente, mulheres tem mais o hábito de mandar ajustar roupas, então perguntando pra elas há uma probabilidade boa de te indicarem algum alfaiate (mas neste caso, sugiro ter mais cautela, pois o público feminino tende a ser menos exigente com a qualidade de construção das roupas).
Ainda tem também a opção de perguntar para lojistas da sua região. Se conhecer lojas de tecido e armarinhos, é bem capaz de eles terem alguns alfaiates como clientes pra te indicar.
Por último, alfaiates e costureiras tendem a conhecer outros alfaiates e costureiras da região. Então se conhecer um, dê uma perguntada pra ver se eles conhecem outros.
“É só testar alguns até eu achar um que eu goste?”
Bem, isso é uma alternativa, sem dúvida… Mas é uma alternativa cara. É bem mais barato conferir o trabalho dele pronto.
Todo alfaiate sempre tem algumas peças de mostruário, ou ao menos roupas nas quais está trabalhando. Você pode (deve na verdade) pedir pra dar uma olhada. Preste bastante atenção na construção e atenção a detalhes: as costuras estão bem feitas, retas e acabadas, ou são tortas e grosseiras? Roupas com listras ou xadrez estão casando, ou o alfaiate nem se preocupou? Os bolsos estão simétricos e bem acabados? O forro está bem colocado? Etc.
Quanto mais minucioso parecer, melhor geralmente. É claro, se você conheceu determinado alfaiate por indicação de outro homem, isso vai facilitar. Peça pra ver o casaco dele e inspecione bem por dentro, buscando qualquer defeito de construção.
“Eles são todos mais ou menos iguais?”
Nem de perto! Uma das razões pelas quais roupas prontas se tornaram o normal, é que você saber exatamente pelo quê está pagando evita surpresas desagradáveis. É muito chato mandar fazer uma roupa, pagar, esperar ficar pronta… E terminar com algo que você não gostou.
Então você pode usar preço como um indicativo: alfaiates bons não costumam cobrar tão barato (exceções existem, é claro). Conferir o trabalho como eu falei no ponto anterior também é essencial. Mas além disso, existe algo que chamo de “Regra dos 3”:
Quando for contratar alguém pra prestar serviços, sempre conte que os dois primeiros que encontrar serão ruins, e o terceiro finalmente vai prestar.
Às vezes você pode se surpreender, mas dificilmente via se decepcionar seguindo essa regra.
“E alfaiates homens são melhores para ajustar roupas de homens que alfaiates mulheres?”
Na minha experiência, dá na mesma. Já conheci bons alfaiates homens e bons alfaiates mulheres. Já conheci alfaiates homens ruins, e alfaiates mulheres ruins. Eu mesmo aprendi alfaiataria com uma professora, que é ótima por sinal.
Alfaiates mulheres são bem menos comuns, obviamente. E jamais caia na besteira de pensar que uma costureira é alfaiate — a construção de peças de alfaiataria é algo bem específico e que requer treino especializado. Mas não dispense uma alfaiate por ser mulher, confira o trabalho dela que isso vai dizer mais que qualquer coisa.
Ter um alfaiate de confiança é algo que considero essencial a longo prazo pra se vestir bem. Então que estes conselhos te ajudem a encontrar um… Ou até mais.