Textile loom with yarn on top of the fabric being woven

Glossário: Tecido vs. malha

Estava escrevendo sobre outra coisa, quando percebi que seria necessário fazer toda uma explicação das diferenças entre tecido e malha. Aí cheguei à conclusão que é uma boa fazer de vez em quando algum artigo explicando alguns fundamentos sobre roupas e imagem. Então aqui começa a série Glossário. Agora, indo ao ponto de hoje…

Tecido e Malha: qual a diferença?

Isso muitas vezes passa despercebido pelo público masculino, mas aquilo que compõe nossas roupas é por sua vez feito de outras parte e de diferentes maneiras. Sem nos aprofundarmos muito nas diferenças entre tela, sarja e cetim, ou tricô e malha retilínea, vamos falar dos dois grupos principais.

Tecidos

Também chamados de tecido plano (pois muitas vezes as pessoas se referem a malhas como tecidos), estes são formados quando você pega fios têxteis e os entrelaça num simples esquema horizontal e vertical (trama e urdume). Essa imagem exemplifica bem:

Trama e urdume

Então cada fio vai passar por baixo de alguns fios e por cima de outros, sendo que a sequência de quantos por cima pra quantos por baixo define algumas características do tecido final. Isso resulta em roupas resistentes e planas (como o nome sugere), mas em compensação menos elásticas (isso pode ser melhorado com o uso de fibras específicas, mas mesmo assim, vai ser uma elasticidade limitada em comparação com uma malha).

A maior parte das roupas do nosso guarda-roupa tradicional são feitas de tecidos planos. Camisas, calças — de alfaiataria, chinos, cargo ou jeans — e jaquetas de alfaiataria são todas feitas quase sempre em tecido plano. Isso dá um ar mais “sério” a peça, por assim dizer, pois tecidos planos são mais rígidos e tem estrutura.

Malhas

Malhas, em contrapartida, são feitas quando você entrelaça os fios têxteis formando correntes. Se já viu alguém fazendo tricô ou crochê, talvez tenha uma noção, mas esta imagem exemplifica também:

Menos intuitivo que o tecido plano, né?

Essa corrente então é continuada em diferentes níveis, formando assim a malha. Existem também diferentes métodos de entrelaçar estes fios, resultando em diferentes características na malha final.

Comparando com tecidos, malhas são muito elásticas, pois a corrente tem um bom jogo. Dependendo do método, isso é limitado a um sentido apenas (horizontal ou vertical), mas outras malhas são elásticas em todo sentido, e o uso de fibras elásticas pode deixar isso ainda mais exagerado. Por conta disso, malhas tendem a ser mais confortáveis de vestir que tecidos, elas se conformam mais ao seu corpo. Mas por consequência, elas tem sempre uma cara mais casual e desleixada em comparação, e portanto são quase exclusivamente usadas em roupas de lazer.

Camisetas, camisas polo, meias, cuecas, sweaters e gorros são exemplos de roupas feitas de malha. Alguns tipos de jaquetas são tradicionalmente feitas em malha também, assim como calças pra praticar esportes.

Agora, uma lição de casa pra você ir pegando a diferença intuitivamente e ter uma noção: confira no seu guarda-roupa o quê é feito de tecido e o quê é feito de malha. Você consegue dizer a diferença agora?