Skater next to a broken skateboard

Você recebe o quê você paga

Situação engraçada que lidei outro dia. Um camarada estava revoltado depois de ter comprado um costume, e falando que a ideia dessa roupa em si é péssima. Depois de uma série de reclamações que mostraram que ele simplesmente comprou um costume ruim que não servia no corpo dele, o camarada completa…

“Era um costume barato que comprei na Índia. Levei na melhor alfaiate da minha cidade e ela nem tentou arrumar. Disse que não dava pra fazer nada, me dispensou e disse pra eu me livrar desse costume.”

Preciso mesmo dizer?

Você recebe o quê você paga.

Parece besteira, mas tem muita gente que ainda não entende que não tem almoço de graça. Se comprar roupas baratas, você terá roupas baratas.

Existem maneiras de economizar, como pegar uma promoção (e tendo cuidado de só comprar o quê realmente precisa ou quer), ou comprando no brechó. Mas você não pode esperar que algo a troco de banana te sirva bem, seja confortável e bonito¹.

¹ E você não pode esperar milagres dos alfaiates também.

Uma das vantagens principais do minimalismo é ter menos coisas, mas ter coisas melhores. Qualidade acima de quantidade. Então foque na qualidade, e esteja disposto a pagar um pouco mais por isso. Vale à pena a longo prazo.