Two young men wearing tailored clothes arguing about work

Discussão sartorial

Na época da faculdade de Moda, eu participei de uma pesquisa de iniciação científica. Minha orientadora (e uma das melhores professoras da faculdade) estava pesquisando sobre a Moda e a Rede — como a Moda no mundo real influenciou a internet e vice versa.

Achei o tema era legal pra caramba, algo que eu já tinha uma boa experiência com (foi através da internet que me aprofundei no assunto, afinal), e além de tudo dava um desconto bom na mensalidade da faculdade¹. Maravilha.

¹ Faculdade de Moda não é nada barata, deixe-me dizer.

Cada um dos alunos participando da pesquisa ia pegar um viés próprio para falar, eu eu obviamente peguei pra falar como nós homens nos relacionamos com a Moda através da internet. E foi algo fascinante pro resto do pessoal, que no geral não tinha ideia.

Você vê, tem algo crucialmente diferente na maneira que homens lidam com o assunto em comparação com mulheres. Se você conhece algo sobre moda feminina online, sabe que é o mundo da blogueiras, YouTubers e influenciadoras de Instagram. E sim, nós temos tudo isso também (aqui é um blog, afinal). Mas tem algo que homens realmente gostam que falta no mundo feminino.

Discussão

Como eu mostrei na minha pesquisa, o público masculino gosta de discutir sobre o assunto. Não só ler sobre em blogs, e não só ver fotos ou vídeos. Nós queremos falar com outros homens sobre. E isso muitas vezes inclui discutir, no sentido de discordar mesmo.

Gostamos de falar sobre o quê está certo ou errado, bom ou ruim, se algo é de bom ou mau gosto, etc. Muito mais do quê no mundo feminino, no masculino existem parâmetros, e você será julgado pelos outros². Tanto é assim, que apesar de haver bem menos livros sobre indumentária masculina, há uma quantidade desproporcional de guias de como se vestir.

² Ok, no feminino há muito julgamento também, mas é quase sempre pelas costas. Homens não se importam tanto de falar que te acham mal vestido.

E o quê acontece é que, os homens que engajam nessas discussões, sempre acabam aprendendo mais. Olhando nos fóruns gringos (infelizmente nunca tivemos um decente no Brasil sobre o assunto), dá pra ver a evolução do camarada de quando ele entrou no fórum até hoje, e invariavelmente é pra melhor. Isso é algo que sinto que falta muito aqui e que segura um pouco a imagem do homem brasileiro.

E qual a solução? Como um todo, eu não sei. Mas individualmente (isso é, pra você lendo aqui), é simples: comece discussões sobre o assunto. Fale com seus amigos sobre e compartilhe o quê aprendeu. Posso te garantir com mais de uma década de experiência, que por trás do escudo de preconceito besta atrás do qual muito cara ainda se esconde nesse país, todos eles — sem exceção — se interessam pelo assunto e vão se empolgar de trocar ideia.