Picture from waist up of a man wearing brown a brown shirt, khaki tailored high rise trousers, dark button braces, dark wide brim hat and untied dark grey tie, looking at the floor

Relíquias indumentárias: Suspensórios

Pra quem não faz parte de alguma cena punk/hardcore, ou algo retrô como lindyhop, é fácil esquecer que suspensórios existem. Cintos são tão predominantes aqui no Brasil (desconfio que por conta da hegemonia do jeans), que você pode passar meses sem ver qualquer pessoa usando suspensórios. O quê é uma pena, considerando que eles são opções muito melhores pra alguns homens. E por quê isso? Tem duas razões principais: conforto e imagem.

Conforto

A questão do conforto é especialmente aplicável a quem tem a barriga maior. Se você faz parte deste grupo, nem preciso te explicar a aporrinhação que é calça com cinto: a barriga empurra a frente da calça pra baixo constantemente, e você passa o dia puxando ela pra cima. Todo dia.

Mas com suspensórios? Você pode pegar umas calças com a cintura mais larga — até confortavelmente larga, que cairia sem algo pra segurar. Aí você veste suspensórios e seus ombros seguram as calças, sua barriga tem espaço, e tudo fica perfeito.

Pra quem tem problemas no estômago, intestino ou outro desconforto abdominal recorrente (diverticulite, doença de crohn, colite, etc), suspensórios também trazem um conforto incrível: assim como no caso anterior, você pode agora usar calças folgadas na cintura, aliviando possíveis crises.

E mesmo se você não faz parte de nenhum dos dois grupos anteriores, o conforto de não ter a cintura apertada depois do almoço é algo sempre bom.

Imagem

Uma das primeiras coisas que aprendemos na consultoria, é a usar linhas para manipular a imagem da pessoa. E suspensórios, sendo basicamente duas fitas que sobem verticalmente e vão aos seus ombros, fazem esse papel muito bem.

Em especial, isso favorece homens mais baixos: eliminando o cinto — que te corta no meio e te faz parecer mais baixo — e vestindo um suspensório, você instantaneamente parece um pouco mais alto (e de quebra parece ter tórax e ombros mais largos). Da mesma forma, também ajuda quem tem a barriga grande e ombros não tão largos.

Note como a linha do suspensório alarga o tórax e os ombros, tornando o cara mais imponente

Como usar

Suspensórios não são a coisa mais difícil de usar, no geral: prenda nas calças, vista nos ombros. Minhas três recomendações são:

1. Não use cinto e suspensório juntos

Isso é o principal. Ambos os acessórios cumprem a mesma função, então fica simplesmente estranho, redundante e bagunçado demais.

2. Prefira suspensórios de botão

Isso pode ser um pouco mais difícil de achar em lojas físicas, mas online você encontra. Suspensórios de botão são feitos para prender em botões costurados por dentro do cós das suas calças (leve num alfaiate ou costureira se necessário, mas é algo extremamente simples de fazer).

Você pode fazer seu melhor cosplay de Patrick Bateman com eles

Este tipo de suspensório é muito melhor que o de clipes, pois não fica mastigando o cós das suas calças (evitando o desgaste) e tem um aspecto mais elegante. Isso não significa que você não pode nunca usar os de clipe, mas eu guardaria estes para usar bem de vez em quando.

3. Prefira calças com a cintura natural ou alta

Calças de cintura baixa raramente ficam boas com suspensórios (ou no geral), e grande parte das questões de conforto são perdidas com estas. Se possível use suspensórios com calças que vão até logo abaixo do seu umbigo — esta é sua cintura natural.

E um fato curioso pra concluir

Você sabia que em ocasiões formais (white tie) ou semi-formais (black tie), suspensórios são a única alternativa aceitável às suas calças se segurarem por conta própria? Pois é: cintos são considerados informais demais para estas situações.