Man wearing a striped knit shirt

Relíquias indumentárias: Camisas de malha

Bem, essa na verdade está sendo resgatada agora, se minhas últimas idas ao shopping são indicadores, mas ainda sim acho que é uma boa falar sobre essa peça clássica.

O quê são?

Camisas de malha (ou tricô ou crochê também, que são tipos de malha) são estas camisas, bem… Feitas de malha. Redundante, mas é importante explicar aqui como isso é diferente de uma camisa tradicional.

Camisas são tradicionalmente feitas de tecidos planos, o quê dá a elas um aspecto mais “firme” e, por consequência, mais sério. E como elas já tem esse jeito mais duro mesmo, é muito comum que elas tenham a gola e os punhos entretelados, dando a estes um aspecto ainda mais sóbrio. Mesmo camisas esportivas de tecido plano costumam ter um aspecto mais rígido.

As camisas de malha, porém, tem um ar bem mais casual — são “molengas” por conta da sua construção — sendo portanto ótimas opções pra se usar nos momentos de lazer. Por conta também de serem malhas, geralmente são peças mais leves de se usar, elas facilitam o fluxo de ar, o quê é muito bom pra quando está fazendo calor (algo bem comum aqui no Brasil, né?).

Essas camisas tiveram origem (ou ao menos popularização) na Itália após a segunda guerra mundial, durante seu miracolo economico. Como grande parte das roupas provenientes da Itália, elas atingem um ótimo equilíbrio entre estar confortável e estar bem vestido, sacrificando quase nada de qualquer um dos dois.

São feitas em modelos de mangas longas ou curtas, golas de ribana ou da mesma malha da camisa, com abotoamento no corpo inteiro ou apenas na parte de cima, e em alguns casos até com zíper ao invés de botões. O mais comum é como na foto acima, com listras, mas há exceções em cores sólidas ou até algumas padronagens diferentes por aí.

Como usar

Não tem segredo aqui. São camisas casuais, então qualquer situação de lazer, na cidade, no campo ou na praia, e uma camisa de malha vai te servir bem. A única coisa que eu aponto pra se lembrar é que essa é uma camisa bem casual, então não invente de colocar uma gravata nela (geralmente nem tem botão na gola de qualquer maneira).

Você pode combiná-la com calças, shorts, até costumes se quiser. Você pode usar como única camada ou como uma peça por cima de uma camiseta também, como demonstrado aqui Ray Liotta no clássico filme Bons Companheiros (Goodfellas).

“Até onde me lembro, eu sempre quis ser um gângster”

Pode usá-las por dentro da calça ou por fora, deixar mais ou menos botões abertos em cima ou embaixo. Sério, é uma peça que pode usar de várias maneiras.

Então, já que isto está na moda no momento, e a moda é algo que você deve aproveitar quando te for útil, sugiro dar uma conferida. Pode te agradar e se tornar mais uma opção no seu guarda-roupa.