O conceito de guarda-roupas cápsula é algo simples e extremamente útil. Em termos práticos, é montar um guarda-roupas pequeno que pode atender todas as suas necessidades, geralmente através de roupas mais versáteis e que combinam umas com as outras. Existem inúmeras variantes de como montar um destes, assim como quantas peças podem constituí-lo, mas a maneira que considero mais prática é pensar numa viagem.
Imagine que vai passar 3 meses fora em algum país distante. Isso é o equivalente a uma estação do ano, então você se programa pro clima desta. Você só pode levar roupas+ que caibam em 1 mala de viagens e o quê estiver vestindo. Não há a opção de comprar roupas chegando lá, exceto talvez meias e cuecas, mas você poderá (e deverá) lavar suas roupas para usá-las múltiplas vezes.
Esse pensamento trás algumas implicações. Primeiro de tudo: suas roupas precisam ser boas. Se você só vai usar as mesmas durante meses, é melhor que sejam feitas de fibras e tecidos confortáveis, e que você não tenha medo da roupa estragar com facilidade. Segundo: você não pode se dar ao luxo de levar roupas que não vai usar, ou que usará apenas uma vez. Cada peça deve contar. Terceiro: peças intercambiáveis entre si são muito melhores. 1 calça que combina com 5 camisas diferentes é muito melhor que 1 calça que só funciona com determinada camisa e casaco.
E se isso é algo útil para uma viagem, por que não aplicar no seu dia-a-dia? Por que não ter um guarda-roupas cápsula como o seu guarda-roupas comum? Algo a se pensar…