O valor do uniforme pessoal

Aqui vai um experimento pra você: comece a anotar, todo dia, as roupas que você usa. Faça isso durante 1 mês, e depois analise o resultado. Você provavelmente vai descobrir que usa sempre as mesmas roupas, quase sem exceção. Claro, você tem as que usa no trabalho, as que usa pra passear, e talvez as que usa em casa, mas ainda vai ser incrivelmente consistente.

Estes são seus uniformes pessoais.

A palavra uniforme tem certas associações negativas, mas não precisa ser assim. A tendência humana, principalmente masculina, é de querer simplificar nossas decisões. Então, com o passar do tempo, nos acostumamos a usar sempre as mesmas roupas, que acreditamos funcionar bem e que dão pouco trabalho pra vestir de manhã.

O conceito de uniforme pessoal é apenas pegar isto e moldar intencionalmente. Já que vai usar as mesmas roupas sempre, que tal escolher melhor, pra depois todo dia estar mais bem vestido sem esforço? Meus conselhos para escolher estas roupas, são os seguintes:

As roupas devem caber no contexto da sua vida. Se você trabalha em um lugar mais formal, seu uniforme de trabalho deve estar adequado a isto, por exemplo. Pense no contexto social e no conforto térmico.

Outro ponto, é que as roupas devem cair bem em você. Aprenda o quê favorece seu corpo, compre de acordo, ajuste quando necessário (e possível).

E por último, prefira roupas mais discretas. Você pode ter uma ou outra peça mais chamativa pra combinar com seu uniforme, mas se as roupas do dia-a-dia consistirem em algo muito escandaloso, todo mundo vai notar que você está sempre usando estas.

Selecionando seus uniformes pessoais, você em parte decide qual é a impressão que as pessoas do seu cotidiano vão ter de você. Isso é usar sua imagem como uma ferramenta.