Você não precisa se vestir pro seu tipo físico

Um dos meios que a consultoria de imagem usa para ajudar os homens, é trazendo sua silhueta mais próxima do quê é considerado o ideal masculino: estatura elevada, ombros amplos, cintura fina e quadris num meio termo. As peças de alfaiataria são feitas buscando conferir esta figura a todo homem e muito se escreveu já sobre como melhor harmonizar seu tipo físico.

Você provavelmente já ouviu coisas como: se for magro, evite linhas verticais, se for gordo, evite as horizontais; cores claras alargam, escuras emagrecem, etc. Estes e outros são princípios de design na verdade, e realmente funcionam.

Porém, há uma linha tênue entre harmonizar seu corpo e ficar acorrentado a estas ditas regras, e você deve prestar atenção nisto. Muitas vezes você realmente gosta de algo que, teoricamente não funciona pro seu corpo.

Neste caso, minha sugestão é: vá em frente. O conforto e prazer que você ganha muitas vezes superam a vantagem estética que sacrificou. Mais do quê isto, não significa que algumas adaptações não podem ser feitas. Você é alto e magro e quer usar algo com listras verticais? Use listras finas. É mais baixo e quer barras italianas? Faça barras mais finas. E por aí vai.

Sua aparência deve ser útil, mas se não te agradar, você vai provavelmente passar uma imagem desconfortável. Conheça as regras, considere-as e leve-as à sério, mas também use seu bom senso e gosto no fim.