Dependendo de onde você mora e os círculos que frequenta, você pode ter a impressão de que roupas sob medida são uma coisa muito cara e só pra quem vive no luxo, ou nem tem ideia de que existe esta opção. Como alguém que tem, por necessidade, experiência no assunto, neste post vou aconselhar se você deve buscar este caminho, e se sim, fazer algumas recomendações de como proceder.
Primeiramente: roupas sob medida não são tão práticas. Mesmo um alfaiate muito bom vai ter que fazer algumas provas antes de terminar a peça, sem falar que a agenda deste pode estar cheia. Muitos homens conseguem nas lojas roupas que servem bem o bastante e, com alguns ajustes, podem servir muito bem. Sendo assim, só sugiro este caminho para quem tem o corpo muito fora do comum (meu caso), onde roupas prontas quase nunca servem bem, mesmo ajustadas.
Mas talvez você não precise de roupas sob medida, só realmente quer ter algo que serve perfeitamente no seu corpo. Muitos homens que entram de cabeça na jornada de melhora da imagem acabam pegando gosto pela coisa, e as roupas feitas sob medida são o ápice do #menswear.
Então, se você se encaixa em um dos dois casos acima e vai procurar roupas sob medida, aqui vão alguns conselhos:
O primeiro é: comece pequeno. Antes de mandar fazer um terno completo com tecido importado num alfaiate caro, mande fazer algumas calças simples em algum calceiro ou alfaiate próximo a você. Conversar com quem faz as roupas e comunicar o quê você quer, além de saber o quê querer, é algo que você só aprende na prática. Mais tarde, você pode mandar fazer algumas camisas e eventualmente uns casacos.
Meu segundo conselho: escute o profissional. Ele tem pelo menos algumas décadas a mais que você de experiência no assunto. Além do mais, fazer roupas não é um processo científico, é mais uma arte. Cada profissional vai ter um estilo próprio, seus hábitos, métodos e preferências. Muitas vezes, você pode descobrir que determinada pessoa é ótima em fazer alguma peça, mas não tanto em outras.
Terceiro conselho: descreva da forma mais clara possível o quê quer. Depois de conversar com ele e anotar tudo desta conversa, faça instruções escritas (ou mesmo desenhadas, se possível). Parece exagero, mas não é. Há uma boa chance de pequenos detalhes serem esquecidos, e na hora que você buscar sua calça de frente lisa, você descobre que colocaram algumas pregas ali, porque é o comum na casa.
E por último: se conhecer pessoas que já usam roupas sob medida, observe as roupas destas e peça recomendações. Se algum colega de trabalho ou amigo tiver roupas do jeito que você quer, grandes chances do alfaiate trabalhar do jeito que procura.
Só termino aqui com um aviso: roupas sob medida são um passo do qual raramente tem volta…