Se um dia você olhar fotos dos anos 50 pra trás, vai provavelmente notar uma coisa: quase todos os homens usavam um lenço no bolso do peito do casaco. Era um hábito tão comum que o nome deste bolso acabou se tornando “bolso de lenço”. O hábito descende do costume de carregar um lenço pra fins práticos, como assoar o nariz ou limpar o suor da testa.
Mas infelizmente, o lenço de bolso foi sendo deixado de lado pela maior parte da população, lá pelos anos 70. E isso é especialmente triste, pois seu uso é uma das formas mais simples que qualquer homem possui para melhorar sua imagem. Como eu disse anteriormente ao falar de meias: as outras pessoas notam estes detalhes.
Quando você coloca um lenço no bolso, você instantaneamente projeta mais autoridade com a sua imagem. Você sabe o quê está fazendo, e você decidiu conscientemente sua imagem. Nas palavras do diretor Guy Ritchie: “Assim que você coloca um lenço de bolso, você possui a jaqueta: é sua ideia (usá-la), não a ideia de outra pessoa.”
Sendo assim, deixo aqui a sugestão: sempre que usar um casaco de alfaiataria, coloque um lenço no bolso dele. Não precisa ficar se preocupando muito com dobras elaboradas, na maior parte das vezes, o lenço fica mais bonito se for colocado casualmente, como na foto. Se puder usar um de linho ou seda, ótimo. Mas se só o orçamento por enquanto só permitir algodão, ou mesmo poliéster, é um começo já.
Só lembre-se de jamais usar um lenço do mesmo tecido que sua gravata (ou qualquer outra peça, obviamente).