Falei sobre as calças Hollywood outro dia, e percebi uma coisa: muitos homens não sabem pra que servem pregas. Bem, vamos corrigir isto.
Primeiro de tudo, vamos definir pregas. Uma prega é quando você dobra um tecido e depois costura uma das pontas da dobra. Isso significa que o resto do tecido tem liberdade para desdobrar, mas tende a voltar à forma original. Se você manja de origami, a ideia é fácil de entender, até porque existe a dobra prega. Mas se não dobra papel, fiz a ilustração abaixo:
Okay, agora que você sabe o quê é uma prega, qual é a utilidade?
Primariamente, pregas são uma forma de adicionar volume na roupa. Como eu expliquei acima, a parte não costurada da prega tem liberdade pra desdobrar, então é como se o tecido estivesse aumentando naquela região. Isso é algo muito útil em partes do corpo que tendem a expandir conforme o movimento. Essa é a razão pra pregas nas mangas e costas das camisas (pra quando você dobra o cotovelo ou estica os braços pra frente), e nas pernas das calças (pra quando você dobra as pernas, senta ou simplesmente coloca algo nos bolsos).
Em particular, se você tem as coxas grossas vai se beneficiar de pregas, porque assim a calça não aperta toda vez que você anda, senta ou coloca algo no bolso — você tem mais conforto e mobilidade. Isso tudo sem você sacrificar a silhueta usando calças muito largas. Se você tem as costas e a cintura muito largas, pregas na parte de trás da camisa também ajudam.
Mas em calças elas tem também uma vantagem adicional: criam linhas verticais. Como comentei falando das calças Hollywood, as linhas alongam um pouco sua silhueta, te fazendo parecer um pouquinho mais alto. E ainda no quesito visual: as pregas também adicionam algum interesse no quê seria apenas mais uma calça. É um detalhe bonito mas discreto.
Agora vamos falar das suas opções: geralmente você vai encontrar calças com 1 ou 2 pregas em cada perna. Se for usar pra ter mais conforto e mobilidade nas coxas, recomendo 2 pregas. Se não tiver esta necessidade mas quiser usar só pelo visual, fica a seu critério se vai com 1 ou 2 pregas. Mais que isso, 3 pra cima, são pouco recomendadas, a não ser que você seja muito largo e realmente precise. E importante quando você procurar calças com pregas: elas devem ficar fechadas quando você estiver de pé. Se as pregas ficam abertas sem você se mexer, a calça tá justa nas coxas.
Outra questão é que as pregas podem ser voltadas para dentro, em direção ao zíper (preferidas por ingleses), ou pra fora, em direção aos bolsos (preferidas por italianos).
Se formos bem pedantes, as voltadas pra dentro são mais formais, mas a verdade é que quase ninguém no mundo observa mais esta regra. Então, falando em questões práticas, ambas vão te dar o mesmo espaço e mobilidade, sendo a diferença puramente visual. Especificamente, pregas pra dentro tendem a fazer o quadril parecer um pouco mais largo (como a foto do topo demonstra bem), mas dão um design mais limpo pra calça. Então escolha de acordo com o seu gosto ou vontade de disfarçar o quadril.
Agora que você conhece as vantagens das pregas nas calças, que tal experimentar?