O Caminho do guerreiro não inclui outros Caminhos, como o Confucionismo, Budismo, certas tradições, conquistas artísticas e dança. Mas mesmo estes não sendo parte do Caminho, se você conhecer o Caminho amplamente, você o verá em tudo.
Miyamoto Musashi, O Livro dos Cinco Anéis
Muitas vezes falo de assuntos que não são diretamente ligados a imagem ou roupas. Coisas como estabelecimento de hábitos, princípios matemáticos, padrões psicológicos, ou filmes do Stallone.
Considerando o tema deste blog, isso pode soar engraçado. Mas eu tenho duas ótimas razões para isso, e acho que explicá-las pode te ajudar também.
A primeira, é que pessoas diferentes vão entender as mesmas ideias de formas diferente. Então eu uso diversas analogias, como me referir às suas roupas como ferramentas, ou cabines de aviões. Minha função aqui é te ajudar, e só posso fazer isso se você entender o quê falo. Então vou falar de tudo quanto é jeito pra você entender.
A segunda razão, é que através de analogias conseguimos novas ideias e perspectivas. Muito do quê sei sobre me vestir eu fui tirando de outras fontes que não tinham nada a ver com o assunto¹. E tenho certeza que você já teve essa experiência também, aprendendo um instrumento musical, uma nova profissão, um esporte novo, etc. Você relacionou o negócio que estava aprendendo a alguma outra coisa na sua vida e conseguiu melhorar desta forma.
¹ sem brincadeira, uma quantidade surpreendente do meu conhecimento veio de videogames
Então pense no ensinamento de Musashi: O quê você pode usar de outras áreas da sua vida pra entender e melhorar sua imagem?
E o contrário também: O quê aprendeu sobre sua imagem que pode aplicar no resto da sua vida?
Veja o Caminho em tudo.