Não sei se você já caiu na armadilha de pensar isto, mas eu sem dúvida já escutei muitos homens falarem que não tem estilo. Em alguns casos é um cara normal, e como todo cara normal ele nunca foi ensinado direito como se vestir e cuidar da própria imagem. Então esse camarada não sabe nem por onde começar e sente que é um caso perdido (ou muito difícil). Em outros casos, é um sujeito que um dia “teve estilo”, mas sente que perdeu com o passar do tempo.
Então acho importante definir o quê entendemos por estilo, pra nós conversarmos na mesma língua. Até porque, grande parte desta armadilha do “eu não tenho estilo” provém de uma ideia errada do quê o termo significa.
Quando falamos de estilo, estamos nos referindo a uma das seguintes definições:
- elegância, graça ou beleza
- a qualidade de estar na moda
- maneira ou método de fazer algo
- maneira distinta de expressão
Destas quatro, se você pensa que não tem estilo, é porque está usando uma das duas primeiras definições. Agora, elas podem ser úteis em determinadas situações, e quando você estiver melhor no controle da sua imagem vai acabar ouvindo com certa frequência o elogio “você tem estilo/é estiloso” no sentido destas. Mas, pra sua jornada de melhora da própria imagem, a terceira definição é muito mais útil.
Porque, se perguntarmos pra várias pessoas do seu cotidiano como é a sua imagem, elas vão saber te descrever muito bem. Em outras palavras: você já tem um estilo. Seu estilo talvez não seja algo que você tem tanta consciência ou controle ainda, mas ele existe.
E da mesma forma que você aprendeu a engatinhar, depois andar, aí então correr, e finalmente saltar, seu estilo vai sendo desenvolvido gradualmente. E tudo começa com você reconhecendo o estilo que já tem — sua maneira comum de se vestir. E talvez perceba que você ainda tá engatinhando. Então agora é hora de aprender a andar (e cair algumas vezes no caminho).
Ah, e a quarta definição que coloquei ali? “Maneira distinta de expressão”? Isso é o quê estilo vai significar quando você tomar controle da sua imagem. E aí a coisa fica divertida. Como diria Bukowski:
estilo é a resposta a tudo
[…]é a diferença.
uma maneira de fazer,
uma maneira de ser feito