Provavelmente você já escutou alguma vez que todo homem deve ter um “terno” (se referindo na verdade a um costume 99% das vezes). Mas já parou pra pensar nas razões disso? Vamos lá…
A não ser que você viva isolado numa ilha (e se é o caso, estou curioso pelo seu interesse no blog), em determinado momento você será convidado pruma ocasião um pouco mais formal, as duas mais comuns sendo casamentos e funerais. E quando somos convidados para eventos assim, devemos ter consideração com os outros — principalmente os donos do evento — e nos vestir de acordo.
Mesmo que você não goste de roupa social, essa é a hora de deixar seus gostos de lado em respeito aos outros. E na sociedade ocidental, a convenção é que homens usam costumes ou ternos em ocasiões assim. Então, ter ao menos 1 é só uma questão de estar preparado pra algo inevitável.
Mas note que eu falei em “ter um costume“, não ter acesso a um, seja alugando ou pegando emprestado. Já expliquei as razões pra não alugar este tipo de roupa, mas indo além hoje, quero falar de outra menos óbvia…
A combinação do costume escuro + camisa clara + acessórios é a base de todo o resto do nosso guarda-roupa. Então, aprendendo a usar isso direito você vai pegando os fundamentos sobre cor e proporção, que vão te servir pra quando for vestir quase todas as outras roupas. É como uma bicicleta com rodinhas isso aqui. Exceto que é bonito.
Só que você não aprende a usar uma combinação se só tem ela pra usar de vez em quando, né? Ainda mais considerando a qualidade das roupas de aluguel por aí. Por isso é importante ter seu próprio costume: você vai achar mais ocasiões pra usar, e vai desenvolvendo sua habilidade de se vestir bem.
Mas que não seja preto, por favor.