Estava falando semana passada sobre roupa demais gerar “ruído“ e como minimizar ajuda a resolver esta questão, e já falei outras vezes sobre desapegar e fazer uma limpeza no guarda-roupa. Mas a vida sendo corrida pra todo mundo, a verdade é que tendemos a não lembrar de fazer isso, e quando você percebe já tem roupa de 4 anos guardada que você nunca usa (ou usou só 1 vez).
Então vou compartilhar uma prática que mantenho já há um bom tempo: A limpeza anual do guarda-roupa.
A ideia é ridiculamente simples: você anota na sua agenda ou calendário, o quê for mais prático, pra 1 vez por ano parar no fim de semana e limpar seu guarda-roupa. Aí é só seguir estes simples passos:
- Defina 1 dia e leve bem a sério isso. Calendários digitais funcionam bem demais aqui. Se você usar algo como Google Agenda, você pode anotar pro meio do ano por exemplo (primeiro fim de semana de junho é ótimo pra isso), e quando chegar a data vai receber a notificação no celular.
- Esvazie seu guarda-roupa por completo. Sim, a coisa toda. Se tiver uma sapateira, ou outros lugares onde guarda roupas e acessórios, faça o mesmo. Você pode colocar suas roupas em cima da cama se o espaço der, ou usar os sofás da sala, ou onde der. Quanto mais espaço tiver pra enxergar as roupas, mais rápido vai ser.
- Comece a filtrar suas roupas sem pensar muito. Isso é crucial: siga sua primeira impressão. Se você parar pra pensar, vai começar a arranjar desculpas pra guardar aquela camisa que não te serve mais, mas você ganhou de tal pessoa e fica com dó de se livrar, etc. Faça isso bem rápido então, pra não dar tempo pro seu cérebro arranjar essas desculpas pra manter coisas que não tem mais lugar na sua vida. Separe as roupas em 4 pilhas:
- Roupas que você gosta e te servem bem. Aqui vem o quê você realmente usa e se sente bem usando.
- Roupas que talvez dê pra usar. Aqui você colocar roupas que precisam de um ajuste, ou só não estão funcionando atualmente porque o resto do seu guarda-roupa está muito em desacordo.
- Roupas pra doação/venda. Aquilo que não cabe mais na sua vida, mas está em bom estado. Doe pra algum amigo, leve prum brechó, venda online, etc. Mas importante: não devolva estas roupas pro seu guarda-roupa. Elas nunca mais voltam lá. Você já deixa elas separadas pra saírem da sua casa o mais rápido possível.
- Descarte. Roupas que estão em mau estado e não vai servir pra ninguém mesmo. Coloque pra reciclar se tiver coleta seletiva onde mora.
- Na segunda pilha, a do talvez, se pergunte: “Eu compraria isso de novo hoje em dia?” Se a resposta for não, a roupa vai pra doação/venda. Se a resposta for sim, faça os ajustes necessários ou adaptações no resto do seu guarda-roupa para essa peça se tornar usável.
- Liste qualquer lacuna que notou que tem no seu guarda-roupa para preencher. Percebeu que tá realmente fazendo falta um casaco de veludo? Anote pra comprar um. Mas evite comprar mais do quê está se livrando. A ideia é minimizar o guarda-roupa.
- E por último, mas extremamente importante: marque no calendário para fazer isso de novo daqui 1 ano (ou semestre, se preferir, ou até na próxima troca de estação).
Pronto. Aproveite seu guarda-roupa mais simples e prático, e economize tempo se vestindo toda manhã.
¹ Isso serve muito bem também pra outras coisas, como papelada de trabalho, arquivos no computador, ou até contatos no telefone.