Picture of Adolf Loos

Loos: Em louvor ao costume

Eu só tenho elogios para minhas roupas. Elas são na verdade as vestes humanas mais antigas. Os materiais são os mesmos da capa que Odin, o mítico líder Nórdico da ‘”caçada selvagem” [,] vestiu… É a indumentária original do homem… [Elas] podem, independente da era e área do globo, cobrir a nudez do indigente sem acrescentar uma nota estrangeira ao tempo ou ao panorama… Elas sempre estiveram conosco… É a indumentária daqueles ricos em espírito. É a indumentária do autossuficiente. É o traje das pessoas cuja individualidade é tão forte que ele não consegue se forçar a se expressar com a ajuda de cores espalhafatosas, plumas ou modos elaborados de vestir. Ai do pintor expressando sua individualidade com um casaco de cetim, pois o artista nele se resignou em desespero.

Adolf Loos, pai da arquitetura modernista e campeão do costume sob medida

Estava conversando outro dia com um amigo meu, e lembrei dessa citação que li no livro The Suit: Form, Function and Style¹, então pensei que seria interessante compartilhar aqui com você.

Pra quem não conhece, Adolf Loos foi um arquiteto de opiniões controversas (e uma vida bem conturbada também), mas muito influente em suas ideias sobre design, que priorizavam simplicidade, elegância e atemporalidade, ao invés de ornamentação exagerada e modismos.

Nada mais lógico que ele adorar roupas de alfaiataria, né?

E é interessante comparar a alfaiataria com o trabalho de Loos. Enquanto alguns podem pensar que é algo sem expressão individual ou completamente desprovido de ornamentação, a verdade é que ambos existem ─ até bastante em muitos casos. A diferença é que não é algo exagerado e espalhafatoso.

O interior da Villa Müller, é um ótimo exemplo: austero e funcional por fora, mas com detalhes belos e sutis no interior. É como uma jaqueta de alfaiataria com um forro decorado. O princípio é o mesmo: complexidade não deve ser usada como desculpa para esconder falhas fundamentais.

É uma boa lição pra se levar: evitar complexidade desnecessária, até ocultar o quê der muitas vezes. Como um origami que esconde suas dobras mais complicadas por dentro.

¹ Eu não ganho nada se você comprar o livro por esse link ou qualquer outro. Mas é um livro bem legal., então se tiver afim, manda ver.