Essa é uma questão importante quando você adota um estilo de vida mais minimalista. Já falei anteriormente sobre as vantagens de se ter menos, mas nunca disse nada mais concreto sobre como definir se é o bastante ou se é muito pouco. Bem, corrigindo isto agora…
As principais considerações a se fazer quando decidindo quantas roupas ter, devem ser:
1. Lavagem (e passadoria, quando aplicável)
O primordial, especialmente em lugares de clima quente, ou pra quem viaja bastante. Você tem que se perguntar e responder de forma ultra sincera:
Quantas vezes estou disposto a lavar (e talvez passar) minhas roupas por semana?
Talvez sua rotina diária permita lavar suas roupas todos os dias, o quê te possibilita ter um guarda-roupa ultra-minimalista¹, com algo como 1 camisa, 1 camiseta, 1 calça e 1 casaco. Mas isso significa que você não pode descansar de lavar sequer um dia.
¹ Os Gear Posts do Tynan são sempre um bom exemplo de guarda-roupa ultra-minimalista.
Pra muita gente (eu inclusive), lavar roupas todo dia, sem falta, é impraticável. Então algo como roupas o bastante pra te durar metade da semana ou a semana inteira costuma ser o mais realista pra maioria de nós. Mesmo numa semana corrida, você provavelmente consegue parar no sábado ou domingo pra lavar as roupas da semana.
Um outro ponto aqui é se suas roupas devem ser passadas. Como uma professora minha disse certa vez: passadoria é uma questão muito pessoal — não é todo mundo que está disposto a fazer.
Mas se você usar uma camisa social sem passar, vai rapidamente ver que todo mundo percebeu a falta do ferro. Dá pra diminuir este problema usando roupas que não precisam ser passadas, mas aí tem um custo social envolvido. Tudo isso deve ser considerado.
2. Com qual frequência você pretende substituir suas roupas?
Por mais que cuidemos, nossas roupas não duram pra sempre (ao menos a maior parte delas). Isso se aplica em dobro quando temos poucas roupas, pois o uso constante vai desgastá-las mais rápido. Sendo assim, você tem que levar em consideração com que frequência você pretende renovar seu guarda-roupa.
Comprando roupas de qualidade você pode diminuir essa frequência, e uma das grandes vantagens de se ter menos é justamente investir em qualidade no pouco que se tem. Mas mesmo assim, conte com a probabilidade de ter que trocar suas roupas com uma frequência um pouco maior. Isso não é necessariamente ruim, porém: te dá a possibilidade de reformular seu guarda-roupa num custo menor.
3. Quanta variedade você quer
Mesmo que você seja mais minimalista, não significa que quer só usar preto e branco todo dia, toda semana, todo mês. Talvez você queira um pouco mais de variedade no seu guarda-roupa (não precisa entulhar também pra isso, pense em versatilidade na hora de comprar).
Me usando como exemplo: eu tenho atualmente 8 camisas sociais. Não uso tudo isso numa semana (geralmente uso apenas 5), mas gosto de ter algumas camisas de padronagens e cores diferentes, então 8 é um número decente pra mim. Também me possibilita passar a semana inteira sossegado e só cuidar da lavagem e passadoria no fim de semana — e se eu estiver muito cansado, nem sou obrigado a passar tudo, posso deixar um pouco pro próximo.
Ser minimalista não significa se privar. Significa manter aquilo que tem sentido.