Man's torso wearing a blue striped Winchester shirt, navy jacquard tie and carrying a suit jacket on his arm

Relíquias indumentárias: Camisa Winchester

Você provavelmente já viu uma vez ou outra este modelo de camisa — não é algo tão obscuro quanto uma calça Hollywood por exemplo — mas é outra daquelas peças que é bom relembrar e resgatar.

O quê é?

Uma camisa Winchester é algo bem simples na verdade: é uma camisa com gola e punhos contrastando com o resto do corpo. Tradicionalmente, a gola e o punho são brancos, e o mais comum é o corpo da camisa ser listrado, mas camisas Winchester de cores sólidas existem e são muito legais também. E tem alguns casos raros em que os punhos não são contrastantes também.

Por quê usar?

O mais óbvio é que é algo diferente e legal. Mas além disso, camisas Winchester trazem ao mesmo tempo interesse visual e seriedade. Se você quer parecer levemente mais formal, elas vão te servir bem.

Sua maior seriedade vem em grande parte de suas origens: na era Vitoriana, as golas e punhos das camisas eram removíveis, e portanto raramente eram de outra cor que não branca (pra poder combinar com qualquer corpo de camisa que você fosse usar).

Outra coisa é que este tipo de camisa pode ajudar é a “quebrar” a aparência de homens muito altos e magros: a gola e os punhos contrastantes criam divisões que fazem você parecer menos esticado.

E por último, uma camisa Winchester é muito mais fácil de combinar com suas gravatas: a gola branca vai casar com quase qualquer cor e padronagem que decidir e formar uma seta diretamente pro seu rosto.

Como usar?

Como comentei acima, este modelo de camisa tem um ar mais formal. Inclusive, é um dos modelos aceitos no dress code formal diurno. Então elas caem muito bem com costumes e ternos em ocasiões mais sérias.

Porém, sem usar um casaco por cima, uma camisa é só uma camisa — uma Winchester sem nada por cima e com as mangas enroladas é um ótimo visual esportivo. Em especial, você pode deixar um pouco dos punhos aparecendo por baixo do tecido dobrado das mangas pra ficar um detalhe extra.

Como conseguir uma?

Em algumas lojas mais tradicionais de alfaiataria você ainda encontra estas, mas aqui vai um truque: se levar qualquer camisa sua num bom camiseiro, ele pode trocar a gola e os punhos pra você por um tecido branco. Se está com o pé atrás de experimentar com sua camisa favorita, compre uma num brechó e leve pra alterar — não sai caro.