Smiling motivational speaker sitting in front of his audience who is clapping

Se tornando referência

Conversando com um cliente outro dia, entramos num assunto interessante, que era a percepção e a reação de outros homens sobre sua imagem, particularmente como essa reação vai mudando conforme você começa a investir em melhorar.

Segundo ele contou, no começo do processo de se vestir melhor, os colegas de trabalho e amigos fizeram piada com ele, por abertamente se preocupar com a própria aparência e por estar mudando. Esse é sempre o primeiro estágio, onde outros homens zoam com você por estar mais arrumado.

Mas depois de algum tempo as brincadeiras pararam e ele percebeu que os outros sujeitos pareciam um pouco intimidados agora. E de repetente estavam se arrumando um pouco mais pra ir trabalhar ou quando iam encontrar com ele. Esse é o segundo estágio, onde o fato de você estar mais arrumado gera um pouco de desconforto, pois os outros homens acabam percebendo que eles estão largados em comparação.

E aí chegou um ponto em que eles começaram a brincar de novo, mas desta vez era diferente: eles tratavam ele como “o cara do estilo”. Eles faziam piada que ele era o sujeito mais elegante e começaram a pedir conselhos pra ele de como escolher, comprar e combinar roupas. As namoradas dos amigos começaram a pedir pra ele ajudar os companheiros também.

Escutando a história, eu pensei e ri internamente “Yup. É sempre assim mesmo.”.

Quando você se destaca, quando começa a melhorar em qualquer coisa na vida, no começo gera um desconforto pra quem te conhece — leva um tempo até as pessoas se adaptarem. Mas passado este tempo, o que acaba acontecendo é que você passa a ser mais respeitado e vira a referência pra quem é do seu convívio.

E com a sua melhora, você acaba incentivando os outros a melhorar também.