Eu muitas vezes repito essa frase no título¹, geralmente quando um amigo comenta de alguém que obviamente gastou muito dinheiro nas suas roupas mas acabou ridículo. E isso é uma das razões pelas quais eu sempre martelo que ficar se importando tanto com o quê está na moda é uma péssima ideia pra você pessoalmente (útil pra quem trabalha na indústria como eu, porém).
¹ Não lembro se escutei em algum lugar ou se “inventei”, mas sem dúvida não fui o primeiro a fazer a observação.
A razão pra isso é que ter uma boa imagem — ou seja, uma que te trás vantagens na vida — depende muito mais de conhecimento; sobre si mesmo, sobre contextos sociais e sobre roupas; do que depende de dinheiro. Um ótimo exemplo disso são eventos onde tem celebridades, como o Oscar (se alguém ainda assiste isso…) ou o MET Gala (que é geralmente uma lição de como não se vestir).
Novamente, não espere almoço de graça, roupas de melhor qualidade custam mais, mas não confunda preço com qualidade também. Esse post é mais um lembrete de que, se você está com o orçamento curto agora, ainda sim dá pra construir uma boa imagem. E nas palavras de alguém que entende muito mais que eu:
Qualquer um que tem dinheiro pode comprar moda a qualquer momento. Estilo você tem que aprender e merecer.
G. Bruce Boyer: