Vamos fazer um exercício mental: Pense em momentos cruciais da sua vida. Períodos de mudança, de crescimento, até de grandes decepções. O quê consegue achar em comum durante, ou logo após, estes?
Pense também em filmes, séries, quadrinhos ou livros, etc. Quando um personagem passa por uma grande mudança, atinge um novo patamar, passa por uma grande tragédia, etc, o quê acontece?
Se respondeu algo como “o visual fica diferente”, você entendeu a ideia de hoje.
Nossa imagem é uma forma de comunicação, e entre outras coisas que comunicamos, uma mudança pessoal é uma das mais importantes. Na minha experiência, homens tendem a fazer grandes mudanças em certas situações especiais, que podem ser divididas em quatro aspectos principais:
- Profissional/financeiro: nova carreira, um novo cargo no trabalho (ou a busca por um, após um período de estagnação) a transição para um novo local de trabalho, etc.
- Afetivo/sexual: namoro novo, ou término de um relacionamento, noivado/casamento, frustração com a vida amorosa e esforços para melhorar esta, etc.
- Social: mudança para uma nova cidade, conversão a uma religião nova, adoção de um novo hobby, busca por novos círculos sociais mais positivos, etc.
- Satisfação pessoal: a necessidade de mudar por sentir que sua vida “estacionou”, a busca por melhora pessoal, melhora de autoestima, um esforço de resolver frustrações com sua condição de vida atual (no fundo, este é o ponto ao qual os outros aspectos levam).
E você pode estar se perguntando “Tá, e daí? Em quê que saber disso me serve?”. Bem, caro leitor, isto te serve da seguinte forma:
Da mesma maneira que uma mudança na sua vida pode acarretar uma na sua imagem, o oposto também ocorre. É similar àquela ideia de que estar feliz leva a sorrir, mas sorrir leva a estar feliz (doido, eu sei, mas tem ciência por trás disso).
Então, mudanças físicas, como vestir roupas diferentes, podem levar a comportamentos e emoções diferentes. Sabendo disto, você pode intencionalmente mudar sua imagem para atingir suas metas. Isso é bem expresso pela antiga frase “Se vista para o emprego que quer ter, não para o quê tem”. Então comece a se vestir para a vida que quer atingir.
E este é o ponto todo, afinal: atingir suas metas, viver sua vida bem. As roupas são só um meio pra chegar nisto.