Pra quem você se veste?

Já parou pra se perguntar isso?

Enquanto um ou outro vai dizer que se veste só pra si e pelo conforto (já comentei sobre esta ilusão aqui, porém), se você lê este blog, provavelmente sabe que as outras pessoas influenciam sua imagem. Mas um ponto chave que abordo hoje é: quem tem mais influência sobre você?

São seus colegas de trabalho, ou superiores? É o pessoal do bar que frequenta e seus amigos? A galera com quem faz música, ou o povo da academia? Potenciais parceiras(os) românticas(os)?

O quê notei na maneira que homens se vestem, é que tem um ou dois grupos que pesam mais. É de onde você mais extrai sua identidade, o círculo social cujas pessoas tem a opinião que julga mais importante.

Por exemplo: um advogado no começo da carreira provavelmente se importa menos com a opinião do seu barbeiro do quê com a do dono do escritório onde faz estágio. Sua profissão está mais intimamente ligada à sua identidade do quê onde ele corta o cabelo.

Em contrapartida, um músico pode trabalhar num escritório de dia (contas a pagar), mas ele se veste no limite do necessário pra não ter problemas com o chefe. As opiniões que vão influenciá-lo não são as dos colegas de trabalho, mas as de quem compartilha o gosto musical dele, de quem ele respeita e admira.

Saber o quê realmente te importa é um passo importante para você ter uma imagem mais intencional e que te ajuda a atingir seus objetivos.