Semana anterior, falei que os pilares do seu estilo são suas proporções e suas cores. Conheça estes antes de tudo. Depois é importante entender seu contexto de vida — profissional, social e recreativo — e então considerar suas preferências pessoais dentro disso tudo. Mas não adianta saber todas essas coisas e não colocar em prática. É aí que dar uma conferida no quê está na moda pode ser útil…
Claro, perseguir a moda é uma perda de tempo. No momento que você alcança, ela já mudou e você não está mais “na moda”. Mas, mesmo não existindo mais “fora de moda”, existe ainda o quê está na moda vigente, o quê é novo — e mais importante aqui, o quê está nas lojas.
Digamos que você é bem magro. Isso significa que lapelas largas não vão ficar proporcionais ao seu tórax. Bem, você está com sorte: lapelas finas estão na moda, então tem uma boa chance de você conseguir um blazer bom pro seu corpo, sem ter que comprar sob medida.
Ou vamos pensar que você tem coxas muito grossas, e de repente calças com pregas estão na moda. Agora é a hora de trocar algumas calças velhas.
Se descobriu que fica bem em cores frias, e esta estação está com bastante azul, vale dar uma conferida no quê está sendo ofertado. Etc.
O ponto aqui é que: enquanto a moda não beneficia a todos a todo momento (e a alguns de nós quase nunca), pode ter coisas que te beneficiem na moda de agora. E isto pode ser uma boa economia quando estiver trocando peças do seu guarda-roupa.
Então moderação em tudo: não perca o sono se preocupando em estar na moda, mas também não a desconsidere por completo. Ela pode te economizar algum dinheiro e tempo, afinal.