Arrumado demais

Grande parte dos homens tem este medo infundado: o medo de estar “arrumado demais”. Também conhecido como estar “overdressed”, é a ideia de que você não pode estar muito “chique” no dia a dia. Não pode usar sapatos sociais ou roupas de alfaiataria fora de alguma ocasião, etc.

Te pergunto: você tem medo de ser mais bonito que a média? Tem medo de parecer mais competente ou inteligente? Medo de dar a impressão de ser bem sucedido — socialmente, financeiramente, afetivamente? Provavelmente não.

Então por quê teria medo de se vestir bem? Se vestir é, afinal, uma forma de comunicar estes atributos.

Este medo, no fundo, vem de pressão social. Medo do julgamento alheio, de escutar comentários “originais” como “Onde é o casamento?”, e outras “genialidades” dignas de quem faz a piada do pavê. E na minha experiência, este medo se manifesta de 3 formas principais:

1. Medo de se destacar
Basicamente, isto é o medo de estar diferente e ser julgado pelos outros. Aí temos que lembrar: só não é julgado quem é insignificante. Ou, parafraseando Arnie: Dó é de graça, inveja você tem que merecer.

2. Medo de não ser bom o bastante
Isso é uma falta de autoestima, e a boa notícia é que passa com o tempo. Quando começar a investir mais na sua imagem, vai sentir mesmo uma certa desconexão entre sua aparência externa e o valor que acredita ter. Com o tempo você vai se enxergar como mais valoroso e isso vai melhorar. Isso é facilitado também indo devagar com sua mudança.

3. Medo de não saber e fazer errado
Como eu disse antes, você vai erar errar, muito. Mas só não perde nunca quem nunca joga. Então comece a errar logo, pra começar a acertar logo também. E é pra isso que estou aqui afinal: te ajudar no caminho e te ensinar.

Então, chega de desculpas. Da próxima vez que sair, faça um esforço pra estar um pouquinho mais arrumado que de costume. Vai na padaria? Calce um par de sapatos ao invés de tênis de corrida. Vai encontrar os amigos bar e tá frio? Use um casaco de veludo cotelê ao invés de um moletom velho (e coloque um lenço discreto no bolso). Se for na balada, use uma camisa bem ajustada ao invés de uma camiseta (só não abotoe até a gola, por favor).

De pouco em pouco, você vai aprendendo. E o engraçado é que, eventualmente, o mesmo camarada que fez piada quando você começou a se arrumar mais, vai estar te pedindo conselhos sobre roupas.