Outro dia, num grupo de discussão onde eu comento ocasionalmente, um camarada compartilhou a foto do visual novo que adquiriu pra trabalhar no setor financeiro. Era uma jaqueta um blazer com uma calça chino e uma camisa xadrez. Em princípio, não tinha nada de errado com a ideia geral, mas indumentária masculina é uma coisa muito de detalhes e proporção, então eu dei uns toques a respeito do quê dava pra melhorar, e uma das coisas principais era mexer na cintura da calça.
E esse é um assunto importante de abordar, porque é um erro tão comum que homens cometem e uma das coisas que mais impacta negativamente a imagem deles. Pra isso eu fiz uma ilustração demonstrando a diferença que faz a cintura da calça.
Como dá pra ver acima, o torso do modelo com a cintura baixa parece mais longo, o quê encurta as pernas e tira muitos centímetros da altura aparente dele. Além disso, quando você isso vê na vida real rola um estranhamento, parece alguém muito fora de proporção e nossos instintos não curtem isso. Sem falar na aflição que dá de ver que a calça parece que vai cair…
Em contrapartida, uma calça com a cintura natural¹ — isto é, logo abaixo do umbigo — faz o contrário: o camarada parece mais alto e com proporções ideias. É por essas que alfaiates sempre fizeram calças assim. Afinal, grande parte da magia da alfaiataria é deixar o homem mais próximo das proporções masculinas ideais.
¹muitos chamam isso de cintura alta, mas alta mesmo seria algo como num costume zoot.
“Ah, então você tá dizendo que eu não posso usar calça com a cintura baixa?”. Você pode fazer o quê quiser. Mas recomendo pensar no que te ajuda mais. Digo, dá pra manobrar o carro com o joelho, isso não significa que é uma ideia boa ou eficiente.
E cintura baixa, exceto para uma parcela muito pequena de homens, que tem as pernas extremamente compridas em relação ao torso, atrapalha muito mais que ajuda.
Se quiser mais exemplos, pode pesquisar por imagens de moda masculina em meados de 2000 e tantos e vai ver um monte de calças de cintura baixa. E vai ver também a combinação “genial” que costumavam fazer, de colocar junto um casaco de alfaiataria curto. Isso dividia a silhueta em 3 partes: torso curto, barriga longa, e pernas curtas.
Mas além do aspecto estético (que é muito importante, é claro), existe uma questão prática: calças na cintura natural se seguram melhor. Pra maior parte de nós, este é o ponto mais fino do torso, então a calça não tem tanta facilidade de escorregar e você não precisa puxar pra cima o tempo todo. E mesmo para aqueles de nós que tem mais barriga, a curva da lombar faz com que a calça fique limitada no quanto vai cair².
²mas suspensórios são uma alternativa melhor pra estes casos, e vou escrever um post sobre o assunto eventualmente.
Por sorte, atualmente a cintura natural está na moda, então que tal aproveitar e comprar algumas calças assim?