Stack of folded branded t-shirts lying on a white surface

Garoto propaganda não remunerado

Evito ser muito prescritivo, como já falei antes aqui. Mas tem algumas coisas que são tão universais e importantes, que não tem muito como evitar. E uma delas é o seguinte conselho:

Se você não está recebendo pra fazer propaganda de uma marca, não use o logo dela.

A exceção disso são alguns calçados, onde o logo tende a ser incorporado de forma mais orgânica no design¹, ou logos bem pequenos e discretos, como o bordado em uma polo da Ralph Lauren. E mesmo nisso é melhor ser cauteloso.

Mas quando falamos de calças, camisetas, jaquetas, cintos, etc, usar logos só mostra duas coisas:

  1. Você é uma vítima da moda.
  2. Você não tem personalidade própria.

Soa cruel, mas é real. É como o resto do mundo enxerga o camarada com um cinto gritando Gucci, ou o outro com uma camiseta com o logo da Adidas. Aposto que você não tem nenhum contrato com a Nike, então você está, literalmente, pagando pra fazer propaganda dela quando sai com a jaqueta com o logo nas costas.

Deveria ser o contrário, né? Geralmente recebemos pra fazer publicidade.

Em contrapartida, se você pegar fotos de ícones de estilo masculinos, vai ver uma ausência absoluta (ou quase) de logos. Eles estão vestindo as roupas, não o contrário. Você vê o homem, não a marca que ele usa.

Pare de trabalhar de graça pra grandes marcas. Eles já tem um departamento de marketing bem grande pra isso. Faça propaganda de você mesmo.

¹ Por exemplo, um Chuck Taylor’s All Star ─ o nome oficial do Converse de cano alto ─ sem a estrela na lateral fica um pouco estranho.