Waist down shot of a young man sitting on a chair surrounded by brand name sneakers

O valor da marca

A indústria da moda faz parecer que você precisa gastar bastante dinheiro pra se vestir bem. É só olhar qualquer anúncio ou propaganda, e vai ver o logo dessa ou daquela marca associados a modelos estilosos ou celebridades. Isso gera a ilusão de quê:

Roupa de marca = bem vestido¹

Colocando desta maneira simples, dá pra enxergarmos o quão absurda é a ideia, né?

Não dizendo que ele você vai conseguir roupas muito boas a preço de banana — raramente vai, pois não existe almoço de graça — mas ao mesmo tempo, não significa que precisa comprar roupas de marca para estar bem vestido.

A indústria tem interesses econômicos em manter essa crença, e longe de mim de ficar condenando os outros por querer fazer dinheiro. Mas quero propor aqui uma maneira mais útil de pensar em marcas. Elas devem ser pra você só um indicador de 2 coisas:

  1. Confiança: você sabe que esta marca costuma fazer roupas bem acabadas e com material de uma qualidade que te agrada.
  2. Modelagem: você tem uma noção de como a calça, camisa ou casaco desta marca fica no seu corpo.

Porque no fim do dia, a marca é só uma promessa.

¹ Fonte: Alguma marca tentando te vender algo.