Young professional cook posing in front of a stand

Inspirando confiança

Compartilhando aqui uma história recente que ilustra bem a diferença que a imagem pode fazer, em especial nas primeiras impressões…

Estava eu numa repartição pública onde fui trabalhar. Pra quem não sabe, nestes lugares é absurdamente comum eles receberem visitas de gente vendendo comida — bonbons, queijos de Minas Gerais, saladas de frutas, etc. Como é um lugar aberto ao público, esses vendedores acabam passando e pegando amizade com o pessoal que trabalha lá, e acabam se tornando frequentes.

No dia em questão, eu estava resolvendo algumas coisas quando vi uma mini comoção na recepção do lugar. Não dava pra ver exatamente o quê era, mas tinha muita gente em volta de algo… Ou alguém.

Depois de resolver o quê tinha pra resolver, fui dar uma conferida, e tinha um camarada vestido mais ou menos como o sujeito da foto deste post, usando luvas de plástico pra pegar o produto, que estava numa embalagem bem cuidada. Prestei atenção e ele estava fazendo toda uma apresentação de um cone de brigadeiro pra uma senhora que trabalha na repartição, e eu pensei comigo “esse cara sim é um bom vendedor!.”.

Logo depois, fui tomar um café e parei pra conversar com uma amiga que trabalha lá sobre o doceiro do dia. Comentei que o cara parece um vendedor de primeira (e no melhor sentido da palavra), e ela respondeu:

Sim, ele é muito bom! A gente percebe pela roupa dele, sabe? A primeira coisa que a gente olha é isso: ele tem um aspecto limpo e profissional. Ele inspira uma confiança na gente. Eu comprei logo dois cones — e o doce é bom!

Pensei comigo, “Caramba, ela tá falando o quê todo mundo sente, mas praticamente ninguém pensa. Genial.”.

Dali a pouco ele passa e agradece a todo mundo. Eu aproveitei pra conversar com ele, e nessa descobri que o cara tinha vendido quase que todo o estoque dele só ali naquele setor!

Enfim, a moral da história, é que estamos nos vendendo o tempo todo. Mas se você é um bom vendedor ou não, vem em grande parte da confiança que você passa pros outros. E sua imagem, bem, ela é grande parte disso.