Waist-down shot of a man standing against an office wall, wearing tan chinos, white dress shirt and navy jacket, holding a brown briefcase and a folded newspaper

Se vestindo como um adulto: bolsas e pastas

Começando uma nova série aqui, visto que muitos caras me perguntam sobre como se vestir pra não parecer mais moleque. Uma rápida introdução porém…

Por quê se vestir como um adulto?

Nossa cultura tende a idolatrar a juventude¹ — e é inegável que tem muitas vantagens nesta. Porém, aparentar ser mais adulto e experiente tem uma série de vantagens também. E mais que isso, se vestir de uma maneira que parece adequada à sua idade (aparente), ou levemente mais adulto, é uma verdadeira mão na roda.

Você ganha um ar de seriedade e parece alguém que conquistou algo na vida — alguém que se sente confortável com quem é e com quem está se tornando. Mas quando você se veste de uma maneira que seria pra alguém mais novo, a impressão que passa é que estacionou na vida e que não quer crescer — alguém que não quer assumir responsabilidades. E é natural das pessoas ter uma certa aversão de gente irresponsável.

Enfim, agora que expliquei do porquê é útil se vestir como alguém da sua idade, ou levemente mais velho, vamos ao tópico de hoje…

¹ Apesar de parecer natural e óbvio, isso é um fenômeno bem recente na verdade: este culto da juventude começou lá pelos anos 60 do século XX. Antes disso, a juventude era vista como só mais uma etapa da vida, e não o ápice desta.

Mochilas?

Um dos erros mais grotescos que vejo homens cometendo — e sim, este é um caso que falo que definitivamente é um erro — é o de continuar usando mochilas depois de adulto. Isso fica pior ainda quando você vê o camarada de camisa e alfaiataria… Com um raio de uma mochila nas costas. É uma contradição tão horrível que chega a dar aflição em qualquer um que tenha um pouquinho mais de noção.

Aposente com seu uniforme do colegial

Veja bem: mochilas, depois que você saiu da escola, são pra ocasiões específicas, como ir na academia, ou fazer trilha, ou alguma outra coisa esportiva.

Aí você pergunta: “Tá, mas como eu vou carregar minhas coisas então?” É bem simples na verdade…

Bolsas e pastas

E é algo simples, prático e elegante. Até mais prático que uma mochila na maior parte das vezes, pois costumam ter divisórias por dentro e bolsos mais pensados no quê um adulto vai carregar. E nisso temos dois modelos principais (com inúmeras variantes). Falemos do primeiro, a básica, prática e famosa bolsa carteiro:

Bolsa carteiro, o básico e prático

É uma simples bolsa de couro ou lona, que você pode usar transpassada ou carregar na mão. Diferente de pastas de trabalho, ela é mais flexível, tornando-a ideal pra quem não tem que carregar muitos documentos (meu caso, aliás). Recomendo modelos mais simples, com poucos detalhes e bolsos externos (e sem dúvida sem logos chamativos), mas que seja larga o bastante pra caber confortavelmente uma folha A4, caso precise carregar uma pasta dentro.

Agora, não recomendo os modelos mais quadrados, pois parecem muito com mochilas e acabam trazendo pra quem olha as mesmas conotações desta (além de serem menos práticas no geral).

Já pra quem lida com muito papel na vida profissional, uma pasta rígida de couro é o ideal:

Bem cuidada, vai durar mais que você

Se não gostar da ideia de usar couro, procure uma de sintético — mas tenha a noção de que vai ter que substituí-la eventualmente. Este tipo de pasta costuma ter múltiplas divisórias como uma sanfona por dentro, pra você categorizar sua papelada e se manter organizado. Geralmente tem um ou outro bolso externo, que serve pra carregar chaves, uma necessaire pequena e talvez o celular.

Mas eu quero usar uma mochila de vez em quando…

Ok, eu entendo: às vezes você vai acabar usando (mas espero que só em uma situação bem casual!). E aí, o quê fazer?

Pra não parecer o molecão que não soube crescer, ao menos pegue uma que tenha um aspecto diferente, mais adulto, como esta da foto abaixo.

Assim ao menos você não parece um tiozão que queria ser adolescente

Note que ela não tem logos ou detalhes gritantes, é uma peça simples e funcional. E o fato de ser de couro ajuda bastante.

Agora chega de desculpas: hora de aposentar aquela mochila que tem desde o 3º colegial e começar a se vestir de acordo com a sua idade.