Falando aqui de um modelo que muitas vezes é confundido com outras peças (polos ou camisas de rúgbi, no caso), mas que é uma alternativa muito interessante: a camisa popover.
O quê é?
Uma camisa popover é como uma camisa comum feita de tecido (e não malha), mas com uma diferença crucial: a vista dela não vai até a barra. Por conta dessa questão de design, você tem que vesti-la por cima da cabeça (por isso “pop over”). Nisso ela se assemelha a uma camisa de rúgbi (quando tem mangas longas) ou a uma polo (quando tem mangas curtas).
Por quê usar?
Bem simples: conforto e classe.
Uma camisa popover é um pouco mais confortável que uma camisa comum, se assemelhando às camisas de rúgbi e polos nisso. O fato da vista dela ser só até o seu osso externo¹ faz com que ela seja mais agradável de usar, você sente realmente o tecido no resto do torso. Ela costuma ter uma modelagem mais “relaxada”², pra você conseguir passar os ombros na hora de vestir.
A classe vem do fato de que a imagem que ela gera é mais elegante que uma polo ou uma camisa de rúgbi, pois é de tecido plano ao invés de malha. E também pelo fato de não ser de malha, as golas delas nunca são de ribana, novamente dando um ar mais sério e arrumado pra peça.
¹ Geralmente, mas alguns modelos tem a vista até um pouco mais embaixo.
² Como em relaxamento, não em desleixo, né?
Como usar?
Popovers costumam ser camisas pro calor, então o tecido usado geralmente é de algodão ou linho (algumas vezes até viscose) e mais fino que uma camisa social. Por essas é fácil combiná-las com algo como calças de linho ou de anarruga. Algumas desta variedade mais veraneia são até de mangas curtas, o quê abre a possibilidade de usá-las com shorts.
Algumas porém, são feitas com tecido de camisa social (como a da foto do post), e podem substituir uma em qualquer situação que não exija uma gravata, só combinar com uma calça de alfaiataria — e talvez um casaco.
Quando for comprar alguma camisa nova, que tal considerar esta opção?