Tem uma frase muito boa pra tudo quanto é coisa na vida, que é a seguinte:
Não existe almoço de graça.
Isso significa que, se algo está sendo dado “de graça”, é só que você não paga agora, ou não paga de forma tão óbvia (com dinheiro). Se parece muito bom pra ser verdade, é porque é.
E dá pra aplicar isso em tudo, até na natureza. Já parou pra pensar no porque tem gente alta e gente baixa? É porque as vantagens que vem com ser alto custam algo. Custam mais recursos (você tem que comer mais pra crescer), custam equilíbrio (seu centro de gravidade é mais distante do chão) entre outras coisas.
Tá, e o quê isso tem a ver com imagem e roupas?
Isso tem a ver com o valor das roupas, ou mais especificamente, o fato que roupas baratas são baratas por uma razão (ou umas), enquanto roupas mais caras trazem valor de diversas formas.
O mais óbvio disso é que roupas baratas tendem a durar menos. Isso por conta dos materiais usados na construção, por conta do processo de fabricação, por conta do controle de qualidade, e até por obsolescência programada (fast fashion não tem esse nome à toa).
Outro lugar onde podemos ver isso, é nas próprias fibras têxteis. Se você compra algo feito de lã, vai pagar mais caro, mas vai ter um tecido que te mantem mais aquecido no frio e refrescado no calor. Mas se pegar algo feito de poliéster, vai pagar mais barato em dinheiro, mas vai pagar caro em desconforto quando usar a roupa.
Em contrapartida, como já falei aqui, valor é relativo: o quê tem alto valor pra um, não tem tanto para outro. Então, se você sair de roupas baratas e for pro mercado de luxo, você vai pagar em grande parte pela própria ideia do luxo. Um costume Armani é bom, mas não tão significativamente melhor em construção e material de algo vindo de uma marca mais acessível. Porém, a ideia da marca tem muito valor pra quem é cliente deles, e o conforto e segurança de que vai ser algo de qualidade também tem valor, e isso se traduz em um custo mais elevado.
Sendo assim, é importante entender o quê tem valor pra você. Conforto? Durabilidade? Tendência? Luxo e status?
Pelo quê você está disposto a pagar?